quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Estação Saudade será restaurada



Na próxima semana, a Prefeitura de Ponta Grossa solicitará  à Curadoria do Patrimônio Histórico do Estado uma visita técnica no prédio da Estação Saudade. Desta visita, a Prefeitura espera um parecer sobre a situação do imóvel e quais medidas poderão ser tomadas. Nesta terça-feira (08), o secretário de Planejamento, João Ney Marçal, a secretária de Governo, Indianara Milléo, e o presidente da Fundação de Cultura, Cláudio Guimarães, estiveram no prédio da Estação Saudade para avaliar a situação. Na próxima quinta-feira (10), o assunto será levado para a reunião do secretariado, para ser debatido entre todos os secretários.
A Prefeitura de Ponta Grossa está empenhada para que o espaço seja restaurado. “Queremos que este espaço volte a ter vida, que as pessoas possam aproveitá-lo, para que ele volte a representar um ponto de encontro para a nossa população como foi, durante muitas décadas”, disse Indianara. A primeira medida a ser adotada pelo prefeito Marcelo Rangel será reforçar a segurança daquela área. O local tem sido utilizado inadequadamente, principalmente na área externa, tornando-se perigoso para quem circula por lá. “Vamos levar esta questão ao prefeito e certamente ele deverá acionar imediatamente a Guarda Municipal para cuidar”, disse Marçal. Outra medida mais imediata deverá ser a limpeza das calhas.
Qualquer intervenção no imóvel (como a recuperação de parte da cobertura metálica, por exemplo) só poderá ser feita sob orientação da Curadoria, que indicará o que precisa ser feito – e quais ações podem ser executadas, assim como quais são as limitações para uso do prédio. “Depois que todas as medidas necessárias forem tomadas, vamos conversar com a população sobre qual a melhor utilização do espaço”, disse Guimarães. A restauração demandará certo tempo, pois depende do trâmite destas questões junto à Curadoria. Depois da avaliação técnica, que indicará as medidas necessárias, serão analisados os custos das obras. Construída em 1898 e tombada pelo Patrimônio Histórico do Município em 1990, a Estação Saudade representa o ponto alto do ciclo do comércio em Ponta Grossa. “A Estação Saudade sempre foi um patrimônio histórico, cultural e político da cidade e vamos cuidar pra que permaneça com essa referência”, diz Guimarães.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.