sábado, 15 de junho de 2013

Menarca é convidado de honra do Lançamento do 5º Prêmio ODM Brasil

Foto: Alunas Sepam
A Secretaria Geral da Presidência da República promove nesta terça-feira (25/06), em Curitiba, o Seminário de Lançamento da 5ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, no Paraná. O Projeto Menarca de Promoção à Saúde da Menina, é convidado de honra da organização do evento, por ter sido o vencedor da 1ª Edição do Prêmio ODM Brasil, em 2005.
Criado em 2002 O Projeto Menarca é formado por alunas do Colégio SEPAM, que são qualificadas para desenvolver o debate sobre a prevenção da gravidez na adolescência e combate a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), entre meninas de 11 até 15 anos de idade. Entidades e escolas recebem gratuitamente a visita do projeto, que atua semanalmente, durante o ano todo.  Até hoje cerca de 22 mil meninas já receberam as voluntárias, que pretendem atingir a marca de 24 mil até o fim do ano. A iniciativa também já recebeu prêmios internacionais como o Prêmio de Incentivo à Prevenção de DST e AIDS e ao Uso de Drogas nas Escolas da ONU/Unesco, em 2003. Também representou o Brasil na Copa Mundial  SAGE de Projetos, que aconteceu na Ucrânia em 2007, e em 2011, o Menarca representou os adolescentes brasileiros na Conferência da ONU para jovens da América Latina, na cidade do México.
Durante o Seminário de Lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM será feita a entrega do Selo ODM 2013. Também haverá um espaço para a apresentação dos projetos que venceram as últimas edições, o Menarca será um deles. Para o Coordenador do projeto, Prof. Nelson Canabarro, a oportunidade de apresentar o Menarca contribui não só para sua divulgação a nível nacional, mas também para melhorar a organização interna. “O reconhecimento que ganhamos com a participação no evento fortalece o comprometimento das voluntárias com o projeto e renova a vontade de continuar com o trabalho”, afirma.

O Prêmio ODM é uma iniciativa do Governo Federal que conta com o apoio do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo da premiação é reconhecer projetos realizados por prefeituras, entidades privadas e do terceiro setor visem alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dentre os oito objetivos estão: igualdade entre sexos e valorização da mulher, combater a AIDS a malária e outras doenças. A cerimônia de lançamento será realizada em todas as capitais brasileiras com o objetivo de divulgar a premiação para que projetos sociais desenvolvidos por organizações e prefeituras municipais possam inscrever suas iniciativas. As inscrições vão até agosto, todas as informações estão no site http://www.odmbrasil.gov.br.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.