domingo, 23 de junho de 2013

Ônibus da saúde completa três meses com mais de mil atendimentos

Foto: Dr. Zeca em atendimento
O projeto “Saúde Ponta Grossa”, conhecido popularmente como “ônibus da saúde”, completa três meses e já contabiliza mais de 1.400 atendimentos. O projeto que começou em março com o objetivo de promover a saúde e garantir atendimento mais amplo para a população.  De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, este é um dos melhores projetos desta gestão. “Saúde sempre foi nossa prioridade e com o ônibus conseguimos levar este benefício a comunidades que não tem acesso a unidades de saúde”, afirma.
Foto: Enf. Valéria Koehler distribui informativos e orientações
Nestes três meses, o ônibus já percorreu 28 localidades distribuindo preservativos, panfletos sobre prevenção de AIDS e hepatite, além de dietas e cardápios que contribuem para com sugestões para uma vida mais saudável. Os atendimentos médico são realizados três vezes na semana, mas o objetivo é ampliar o projeto e atender durante toda a semana. Os recursos para manter o ônibus funcionando são repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade móvel foi adquirida pelo Programa Municipal DST/AIDS, ligado à Secretaria de Saúde, mas promove também a prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade.
Foto: Comunidade
O ônibus da saúde conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, enfermeira, auxiliar de enfermagem e educadora física, que busca promover a qualidade de vida e incentivar a educação em saúde. De acordo com o vice-prefeito, José Carlos Raad, o dr.Zeca, que é médico e também presta atendimento na unidade móvel, o foco é a acessibilidade, pois nem todos os bairros da cidade possuem postos de saúde. “Com a unidade móvel nós poderemos ir a todos os lugares e nossa estrutura nos permite atender desde crianças a idosos, o que também auxilia no atendimento dos outros postos, já que diminuímos o número de pessoas nos postos”, diz.

DADOS DO PROGRAMA:
1.400 ATENDIMENTOS
MATERIAL DISTRIBUÍDO
6 mil preservativos masculinos
2 mil preservativos femininos
6 mil panfletos
2 mil cardápios com sugestão de dieta

LISTA DOS BAIRROS ATENDIDOS:
Jardim Planalto
Vila Idelmira
Jardim Roma
Jardim Atenas
São Martin
Dom Bosco
Jardim Amália I
Jardim Amália II
Vila Velha
Conchas
Trindade
Distrito de Uvaia
Pinheirinhos
Maria Otília
Jardim Cristo Rei
Palmeirinha
Ouro Verde
Cará Cará
Vila Francelina
Recanto Verde
31 de março
Jardim Pontagrossense
Dalabona
Santa Lúcia
Arroio Madureira
Parque Ambiental
Terminal Central

Pátio da Biblioteca

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.