terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ato cívico abre a Semana da Pátria em Ponta Grossa

Foto: Divulgação
A Semana da Pátria em Ponta Grossa foi aberta nesta segunda-feira (02) em frente ao Paço Municipal com um ato cívico que reuniu autoridades municipais e militares, munícipes, servidores e alunos de escolas municipais. A solenidade, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Educação em parceria com a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, foi conduzida pelo prefeito Marcelo Rangel e pela secretária de Educação, Esméria Saveli.
O Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do 13.º Batalhão de Infantaria Blindada e pelo coral das Escolas Municipais Humberto Cordeiro, Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães e Professora Zilá Bernadete Bach, marcou a abertura da Semana da Pátria, com o hasteamento das bandeiras nacional, do Estado e do município. Durante a semana, outros eventos estão programados, como o desfile de 7 de Setembro e o I Congresso de Educação de Ponta Grossa, com início no sábado (07).

Foto: Divulgação
Para a secretária de Educação, o momento é para reflexão e de compromisso com a educação do país. Para ressaltar a importância deste compromisso, Esméria usou como exemplo uma citação do educador e filósofo Paulo Freire: “não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo sonho, inviabilizando o amor. Se educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Devido as condições do tempo, o prefeito Marcelo Rangel dispensou o discurso que havia programado para o ato cívico e apenas declarou aberta a Semana da Pátria em Ponta Grossa. “Apesar desta segunda-feira nublada e chuvosa vejo muitos brasileiros aqui presenciando este ato cívico. Isto mostra que nós brasileiros cultuamos o amor a nossa pátria, seja da forma que for, no tempo que estiver”, disse o prefeito.
Com o tema “Somos todos da mesma Pátria”, o desfile de 7 de Setembro terá início às 10h, na avenida Vicente Machado, com concentração marcada para às 9h30. Coordenado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Educação, juntamente com a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, neste ano o desfile reúne 1.050 pessoas de escolas e instituições.

Ainda dentro da Semana da Pátria, no sábado (07), às 15h, acontece a abertura do I Congresso de Educação de Ponta Grossa, que abrigará até o dia 15 a V Feira do Livro, a VIII Mostra Pedagógica e o II Festival de Literatura dos Campos Gerais (Flicampos). O I Congresso de Educação será realizado na rua dos Operários, entre a Biblioteca Municipal de Ponta Grossa e o Conservatório Musical.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.