segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cinco Unidades Básicas de Saúde terão horário ampliado

Foto: Divulgação
Juntamente com a reforma da Unidade de Saúde do Parque Bonsucesso, foi anunciada a ampliação do horário de atendimento de cinco unidades básicas, que antes funcionavam até às 13h e agora terão atendimento das 7h00 às 16h00. As unidades que terão horário ampliado são: Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café), Luiz Fernando Cajado de Oliveira Braga (Cristo Rei), Louis Atanasio Charles Büron (Periquitos), Javier Cejas Arzabe (Vila Real), Antonio Russo (São José).
Segundo o secretário de Saúde do município, Erildo Muller, a ampliação será possível devido ao revezamento de funcionários e à contratação de agentes administrativos. “O atendimento acontecia somente pela manhã devido o baixo número de funcionários para os serviços, no entanto, fizemos um estudo e decidimos revezar funcionários e garantir o atendimento até mais tarde. Além disso, contratamos novos técnicos administrativos”, explica Muller. “Começamos pela ampliação do horário de atendimento no Núcleo Santa Paula e estamos anunciando a ampliação em mais cinco unidades. A intenção, é que outros postos também funcionem até mais tarde. Isso será possível com a contratação e novos profissionais, como os novos médicos, que inicialmente estão sendo contratados por credenciamento, até que aconteça o concurso público”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

  Marcelo entrega posto de saúde reformado para o Bonsucesso
Foto: Divulgação
Em janeiro o local foi assaltado e depredado por vândalos, por conta disso, a estrutura ficou completamente destruída
A prefeitura entregou nesta segunda-feira (2) a reforma da Unidade de Saúde Parteira Caetano Camarazzo Pierre, situada no Parque Bonsucesso, que integra o Programa de Saúde da Família. Durante a entrega estiveram presentes o prefeito Marcelo Rangel, secretário de Saúde, Erildo Muller e o deputado federal Sandro Alex. No inicio deste ano, a unidade, que atende aproximadamente 2,5 mil pacientes, incluindo consultas, exames, vacinas, preventivos e demais procedimentos, sofreu um assalto e vândalos destruíram parte da estrutura, que já enfrentava dificuldades. Como a unidade não foi contemplada no orçamento deste ano, a prefeitura reaproveitou materiais para garantir a reforma. Com a reforma, a recepção foi ampliada, o que dará mais conforto aos pacientes, foram construídas rampas de acesso na área interna, calçadas com acessibilidade na área externa; pintura interna e externa da unidade; houve a readequação das áreas internas, conforme exigência da vigilância sanitária, construção anexos que sevem para proteger os pacientes do sol e da chuva;além da reforma do piso e pintura da estrutura completa.
Investimentos na Atenção Básica são necessários para que as melhorias na saúde aconteçam, de acordo com o prefeito Marcelo Rangel. “Quando investimos nas nossas unidades básicas de saúde estamos contribuindo para que os problemas não cheguem aos hospitais locais. Esta unidade apresentava sérios problemas que prejudicam a qualidade do atendimento, e mesmo, sem estar inserida no orçamento deste ano, nós conseguimos deixá-la em condições de uso”, afirma Rangel. O prefeito destacou também que a região precisa de um espaço maior para atendimento. “Sabemos que a demanda é grande aqui, por isso, pretendemos colocar no orçamento do município a ampliação desta unidade”, conclui o prefeito Marcelo Rangel.
Foto: Divulgação

Com as dificuldades orçamentárias, a saída encontrada pela prefeitura foi a união entre as secretarias. “Reutilizamos materiais que foram doados pela secretarias para que pudéssemos entregar  a unidade em plenas condições de atendimento. Queremos agradecer a todos que colaboraram, em especial, a secretaria de Obras e Serviços Públicos”, destaca o secretário de saúde, Erildo Muller. “Antes da reforma não tínhamos condições de prestar qualquer tipo de atendimento por que a estrutura estava precária, agora poderemos atender com mais qualidade”, destaca a enfermeira Thelma Regina Labiak Pereira. As Agentes Comunitárias da Saúde (ACS) também comemoraram a entrega da unidade. “O atendimento estava totalmente comprometido, muitos atendimentos eram realizados na mesma sala, com as mudanças poderemos desenvolver um atendimento melhor e, por consequência, os pacientes saíram mais contentes”, diz Agente Comunitária da Saúde, Karine Baroski.  

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.