segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mais de 95,8% dos jovens acessam internet

Foto: tecnocratadigital
A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) divulgou nesta ultima quarta-feira (20) os resultados de uma pesquisa nacional realizada entre maio e julho deste ano com cerca de 1,3 mil pessoas com idades entre 18 e 34 anos. O estudo foi elaborado com o objetivo de traçar o perfil do jovem brasileiro inserido na geração Y. Para este grupo, que nasceu depois dos anos 80 e acompanhou o desenvolvimento da tecnologia, o importante é estar conectado.
Conforme a pesquisa, 95,8% dos jovens disseram usar a internet todos os dias. Para 78,1% a rede serve para buscar informações variadas. Outros 74,4 usam para fazer compras na web. “Hoje, qualquer momento parado acaba sendo caracterizado como microtédio. Ele é combatido até com o compartilhamento daquela experiência”, afirma o coordenador da pesquisa Ilton Teitelbaum.
Mais do que se manter conectado o tempo inteiro, o jovem sonha em viajar, buscar novas experiências e acumular evidências (66%). Não só pelo prazer de conhecer novas culturas, novos lugares, mas também para poder compartilhar pela internet. Além disso, também deseja ser feliz no trabalho (47,9%) e formar uma família (38,5%). “O que eu quero é ter minha vida tranquila, poder fazer minhas viagens pelo mundo, conhecer o mundo, coisas, pessoas, lugares”, relata a estudante Ariane Rocha Goulart.
Segundo Teitelbaum, 49,8% dos entrevistados estão inseridos nas classes B e C e a maioria mora com os pais e depende financeiramente deles. Porém, 54,7% exerce alguma atividade remunerada. “As pessoas estão começando a amadurecer neste aspecto mais cedo”, destaca. Os gastos pessoais se resumem em alimentação (88,3%), transporte (64,8%), educação (47,2%), festas (46,8%) e roupas (45,8%).
Na busca por lazer e informação, os jovens utilizam o telefone celular todos os dias (68,9%) e acessam blogs mais de uma vez por semana (74,5%).  Procuram também pelas mídias tradicionais, assistem televisão diariamente (47,9%), ouvem rádio algumas vezes por semana (27,3%) e leem jornais também algumas vezes por semana (24,9%).
O “Projeto 18/34 - Perfil do Jovem Brasileiro” foi realizado nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis,Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Maceió,Fortaleza, Macapá, Manaus e Belém.
Fonte: G1 / redecidadedigital

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.