terça-feira, 17 de dezembro de 2013

IMM apresenta prestação de contas

Foto: BLOG
O Instituto Mundo Melhor (IMM) promoveu um almoço de confraternização e prestação de contas. O evento aconteceu no ultimo dia (13) na sede do Centro de Desenvolvimento Mercadomóveis (CDM). A entidade aproveitou para fazer a assinatura de termos de cooperação e parcerias estratégicas para 2014.
O trabalho em rede é salientado por José Eli Salamacha, presidente do IMM. “O resgate da cidadania e da dignidade humana é resultado da união de forças”, frisa. Entre os 110 parceiros estão pessoas físicas, empresas, poder público e entidades da sociedade civil organizada. Ele reforça que o principal objetivo do IMM é a promoção humana através da capacitação com instituições técnicas e de ensino superior que possibilitam a sinergia necessária dentro dessa meta.
A entidade desenvolve ações de responsabilidade social com crianças e adolescentes, apoiando as políticas públicas existentes. Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, destaca a importância do voluntariado.  “O que não fazemos por obrigação define quem somos. Os seres sociais precedem a consciência social”, afirma.
Entre os conselheiros consultivos e fiscais do IMM para o biênio 2014-2014 está o ex-ministro Alceni Guerra. “A educação é a melhor arma para quem quer mudar o mundo. O IMM visa a educação continuada e propões soluções inovadoras”, elogia. Ele garante que será um conselheiro presente, atuante e exigente. Conforme previsto no estatuto, a nova diretoria executiva será eleita e empossada em fevereiro de 2014 eleitos em assembleia pelos sócios-fundadores.
Apenas em 2013, foram atendidas 11,2 mil pessoas. Entre os projetos desenvolvidos, o Infância Mundo Melhor atuou em 13 municípios paranaenses e o Jovem Mãe em 21 cidades. Atualmente, o IMM possui 40 Salas Virtuais em diferentes municípios do Paraná.

Alianças
Foto: BLOG
O evento serviu de palco para a assinatura do termo de cooperação e formação de parcerias estratégicas para 2014. A primeira novidade é o convênio com a Associação Teológica Grão de Mostarda (Ategram) para profissionalização on-line itinerante nas ilhas paranaenses, além de capacitar caminhoneiros que atuam no entorno do Porto de Paranaguá.
Em parceria com o Complexo Pequeno Príncipe, será lançado o Expresso da Vida. Ele irá realizar até 20 protocolos por dia em triagem, prevenção e educação para a saúde atendendo a população paranaense. Luiza Tatiana Forte, diretora de extensão da Faculdades Pequeno Príncipe, reforça que o objetivo da parceria é ampliar as fronteiras da sala de aula. “O nosso é transformar o mundo de crianças e adolescentes pela educação e pela saúde”, destaca. Ela afirma que deseja mais do dividir teoria e prática, almeja compartilhar ética e humanização.
A Prefeitura dos municípios de Ipiranga, Reserva e Palmeira assinaram o termo de compromisso que permite que os certificados emitidos pelo Infância Mundo Melhor sejam utilizados pelas docentes no plano de cargos e salários para avançar na carreira. As prefeituras parceiras foram representadas por Ângela Mercer de Mello, presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). “Só através da educação nós conseguimos construir um mundo melhor”, frisa. Ela enfatiza que o compromisso é o reconhecimento da importância da iniciativa no âmbito social e de qualificação profissional.
O Expresso de Informática Mundo Melhor e o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrarão as ações do programa UPS Cidadania da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU-PR). O veículo de inclusão digital equipado com 16 notebooks tem como objetivo principal oferecer capacitação itinerante. O governador Beto Richa foi representando no evento pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR), João Carlos Gomes. “A competência, a dedicação e a visão humana do IMM vem ao encontro da nossa missão de promover uma vida melhor para a nossa população”, avalia. Ele sublinha a capacidade da entidade em mobilizar o setor produtivo e o poder público para desenvolver ações na área de social, educação, cidadania, saúde e cultura.
Foto: BLOG

 (BOX 1 Utilidade Pública Estadual
O Governo do Estado do Paraná reconheceu a importância e o impacto das ações desenvolvidas pelo IMM. A entidade foi declarada de Utilidade Pública Estadual através da Lei nº 17.664. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Péricles de Mello, relatada pelo deputado estadual André Bueno e sancionada pelo governador Beto Richa em 03 de setembro de 2013. A entrega solene do documento aconteceu durante o evento.
“O IMM é uma das coisas mais belas que já vi em Ponta Grossa nos últimos anos”, elogia o deputado estadual Péricles de Mello. Ele pondera que é uma das poucas entidades que se dedicam inteiramente ao bem do próximo e à responsabilidade social. “É uma honra poder parabenizar essas ações que tornam nossa cidade mais humana e mais fraterna”, diz.

(BOX 2) Egressos
O Ministério da Justiça, através do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, atestou a importância das salas virtuais do Instituto Mundo Melhor que oferecem capacitação aos presidiários do regime semiaberto. O IMM recebeu um documento recomendando que o projeto seja levado para todo o território nacional. O diretor da Faculdade União, Marco Antonio Razouk, representou todas as entidades certificadoras. Ele explica que, a cada 12 horas de curso, o presidiário reduz a sua pena em um dia. “Responsabilidade social nada mais é do que inclusão das pessoas. É isso que fazemos através da informação e do conhecimento”, sintetiza.
O Chefe de Relações Institucionais da Vice-Presidência da República, Rodrigo Rocha Loures, garantiu que irá levar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo IMM para Brasília. “O que a entidade faz, faz bem feito. É esse tipo de empreendedorismo social que muda a cara do Brasil”, afirmou. Ele destacou ainda que a semente lançada pelos projetos irão beneficiar e inspirar gerações futuras.

Confira a galeria de fotos do eventos em: 
http://www.leandrosoaresmachado.com/2013/12/galeria-de-fotos-da-prestacao-de-contas.html

Fonte: Grupo MM / Foto: BLOG

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.