sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Distribuição dos carnês de IPTU tem início no dia 20

Prefeitura estima arrecadar mais de R$ 40 milhões;contribuinte pode
quitar seu imposto com 20% de desconto à vista, até dia 20 de fevereiro



A Prefeitura de Ponta Grossa começa a distribuir a partir de 20 de janeiro, os 127 mil carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2014, deste número, 115 mil serão entregues nas residências. São feitas sempre três tentativas: se a entrega não for concluída nesse prazo, após a devolução dos Correios, os carnês estarão disponíveis na prefeitura. A Secretaria de Gestão Financeira esclarece que a taxa de coleta de lixo será cobrada junto com o IPTU, mas em boletos separados. Além disso, a segunda via do carnê do IPTU pode ser retirada pela internet – a qualquer tempo. A expectativa de arrecadação é de R$ 40 milhões. Os contribuintes poderão efetuar os pagamentos no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e nos bancos conveniados, no Banco Popular e nas lotéricas. 
Neste ano, os contribuintes em geral terão apenas o reajuste de inflação de 6,82%. Porém, no caso de imóveis abandonados, como terrenos baldios, o aumento poderá chegar a percentuais bem maiores: imóveis sem conservação, sem muros ou sem calçada tiveram seu valor venal atualizado em até 35%. E é sobre o valor venal de cada imóvel que é aplicado Imposto. “A maior parte dos contribuintes não terá reajuste significativo do IPTU, pois estamos cobrando apenas a reposição de inflação. Os valores serão maiores apenas para quem possui terrenos baldios sem conservação, abandonados, sem muros ou sem calçadas”, explica o secretário de Gestão Financeira, Odailton Souza. 

Como pagar o IPTU 2014
- Pagamento à vista com 20% de desconto, somente para pagamentos até o dia 20 de fevereiro de 2014
- Parcelamento em 10 vezes, sem desconto, com o vencimento da primeira parcela no dia 20/02/ 2014 e as demais no dia 10 de cada mês.
- Emissão da 2ª via do carnê do IPTU pela internet, com acesso livre e pagamento em qualquer banco.

Opções de pagamentos da taxa de coleta de lixo
- Pagamento à vista e sem desconto no dia 30/03/2014; os parcelamentos também serão cobrados no dia 30 de cada mês.
- Emissão de parcelamento do lixo apenas via internet, por acesso restrito, ou seja, o contribuinte terá que solicitar uma senha de acesso na área de acesso restrito do site da prefeitura, no link: Certidão Negativa/2ª Via/Boleto.
- Com a emissão da 2ª via, o pagamento poderá ser feito em qualquer 
banco.

Pagamento do IPTU pela Internet fica mais fácil
- Os contribuintes que pretendem evitar filas e ter mais facilidade, podem retirar os carnês do IPTU pela internet, no site da prefeitura
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Gestão Financeira começa a distribuir os carnês do IPTU pelos correios, a partir, do dia 20 de janeiro. No entanto, os contribuintes, possuem a internet como alternativa mais rápida e fácil. Segundo o secretário de Gestão Financeira, Odailton Souza, está uma opção para quem não receber o boleto em casa ou pretende adiantar o pagamento. “O sistema é simples e, em alguns minutos, o contribuinte imprime o boleto. Essa opção está disponível para tornar o procedimento mais rápido”, explica Souza. 
Para retirar o carnê via internet, basta acessar o site da prefeitura: 
www.pontagrossa.pr.gov.br e clicar no link IPTU.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.