quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Meninas de 11 a 13 devem tomar a segunda dose da vacina contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Imunização, está convocando meninas de 11 a 13 anos para receberem a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Podem ser vacinadas também meninas que não receberam a primeira dose, em março, quando a previsão era vacinar 7.120 garotas, atingindo 80% do público pretendido. No entanto, em Ponta Grossa foram vacinadas 6.319 meninas, atingindo 71,3% da demanda esperada. A imunização da segunda dose segue até o fim de setembro.
A imunização pode ser feita em todas as unidades de saúde do município, com exceção dos postos do Cara-Cará, da Vila Guaíra e Tarobá, que passam por reformas. As pessoas atendidas por estas unidades interditadas devem procurar outras mais próximas. As meninas devem levar a carteira de vacinação. Todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que irão aplicar a vacina no município estão aptos para a função, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
A gerente de imunização, Úrsula Kemmelmeier, reforça a importância da vacina em meninas de 11 a 13 anos. Ela explica que nesta fase, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. A imunização é uma prevenção contra o vírus, uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais freqüente da doença entre as mulheres. “Acredito que não alcançamos o público esperado na primeira fase por tabu dos pais”, diz.
“A vacina não causa nenhum mal e a proteção é para a vida toda. É a partir desta segunda dose que inicia a proteção das meninas”, diz Úrsula. As meninas devem ainda tomar a terceira dose, prevista para março de 2019. “Esta terceira dose eleva a proteção ao longo da vida da jovem”. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.