segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A arte de saber escutar

Delia Steinberg Guzmán
Você sabia que saber escutar é a arte de prestar atenção nos outros? É também um exercício de compreensão, mas que postura devemos ter  para compreender? A postura correta  é sairmos um pouco de nós e nos colocarmos no lugar do outro e desta forma logo percebemos que “Saber escutar é uma maneira de saber falar”. Veja abaixo artigo completo sobre o tema escrito pela diretora da organização internacional filosófica Nova Acrópole.

Aquele que só escuta a si mesmo, o que só aprecia suas próprias ideias e se  sente atraído pelo som de sua própria voz, o que não dá importância à existência de outras pessoas e as usa apenas como tela para refletir suas palavras, jamais poderá conversar, nem iniciar uma relação humana saudável.

É preciso saber escutar. Não é necessário ser mudo nem retraído, mas demonstrar essa faculdade requintada daquele que leva em consideração àquele que tem diante de si, ao que busca uma relação tanto como busca a si próprio.

Escutar é uma arte: requer prestar atenção, avaliar o que os outros nos dizem,  entender porque nos dizem as coisas, ler nos olhos daquele que fala tal como se escutam suas palavras, colaborar em silêncio com gestos que indiquem nossa participação ativa no diálogo.

Escutar é poder comparar o que escutamos com o que pensamos e ter a oportunidade de calibrar, por meio dessa comparação, o peso de nossos pensamentos.
Escutar é saber intervir no momento oportuno, sem interromper bruscamente e sem ignorar o que o outro está dizendo. É responder partindo daquilo que nos foi dito e formar um fio inteligente para que a conversação tenha um sentido, quer dizer, um princípio, um meio e um final.

Escutar é compreender e compreendermo-nos.
Aquele que é capaz de conversar, alternando engenhosamente suas intervenções com a dos demais, aquele que escuta ao outro tanto ou mais do que a si mesmo sabe recolher tesouros em todos os cantos e em todos os minutos da vida. Desenvolve a observação, a paciência, o respeito e a capacidade de pensar.
Saber escutar é a melhor maneira de saber falar.

*Delia Steinberg Guzmán
Diretora da organização internacional filosófica Nova Acrópole

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.