quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ambiente para a INOVAÇÃO


Você já parou para pensar se o ambiente que você está proporcionando aos seus empregados é um ambiente que possibilita o despertar da criatividade para a inovação?
Esta pergunta deveria se feita por todos os gestores que possuem pessoas sob seu comando, uma vez que nos tempos atuais, a empresa que possuir um diferencial competitivo sairá sempre na frente.


No livro Arrebentando Paradigmas, lançado recentemente, encontra-se um significado para a palavra INOVAÇÃO. De suas letras pode-se extrair um conceito muito interessante. Inevitável Necessidade de Obter Vantagem Altamente Competitiva no Ambiente Organizacional. Estas vantagens estão nas pessoas que compõe a organização, uma vez que o desafio está em conseguir com que os colaboradores desenvolvam um espírito empreendedor, vontade de inovar, fazer diferente e fazê-lo entender que o trabalho dele é muito mais do que simplesmente fazer o básico, "feijão com arroz".

Antes porém, se faz necessário compreender o que Maslow definiu em seu trabalho sobre a Hierarquia das Necessidades que segundo ele, o que propulsiona o homem são suas necessidades. Segundo o autor, as necessidades humanas obedecem a uma hierarquia de valores. O homem é totalmente motivado seguindo uma sequencia de necessidades atendidas. As necessidades humanas estão organizadas em níveis e numa hierarquia de importâncias, a saber: Necessidades Fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades de Auto – Estima e Necessidades de Auto – Realização. Cada pessoa possui dentro de si vontade de melhorar, seja no âmbito pessoal quanto no profissional, mas também quer sentir-se reconhecido quando faz algo extraordinário pela empresa. É importante que ele seja recompensado não só por sentir o seu "eu satisfeito", mas de alguma forma por aqueles que o cercam, podendo ser recompensas financeiras para o caso de sugestões que agregaram valor em um processo ou simbólicas como elogios ou um quadro com sua foto em destaque como o funcionário do mês, por exemplo. Porque isso pode estimular ainda mais a sua vontade de fazer melhorias em seu ambiente de trabalho.

Para criar um ambiente inovador, as lideranças tem papel fundamental neste processo. Para que se consiga despertar a vontade no colaborador de inovar, se faz necessário elogiá-lo em público (reconhecimento) e quando ocorrer um erro por algo que foi executado de uma outra maneira que não a comum, evitar a repreensão, mas se for fazê-la, faça-o às quatro paredes. Deve-se procurar entender que só o fato de um colaborador tentar fazer o trabalho de uma forma diferente quer dizer que houve uma quebra de paradigmas, uma ampliação da visão do negócio. Nestes casos o líder deve orientá-lo, estimulá-lo a continuar tentando encontrar outras formas de melhorar suas atividades e explicar a importância do planejamento antes da execução.

 Nem tudo depende do líder, mas quase tudo depende de como ele reagirá quando o seu colaborador apresentar uma nova ideia, ou seja, um novo jeito de fazer as coisas. Vai elogiá-lo e recompensá-lo em casos de acertos ou vai repreendê-lo em casos de erros?
Cabe ao líder encontrar a melhor estratégia de como fazer acontecer.

Na dúvida chame o Consultor

Boa semana e boa sorte.

Acesse o perfil de Sérgio Ditkun Clique Aqui }

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.