domingo, 16 de março de 2014

Pronatec Comunicações vai oferecer 6,5 mil vagas neste ano

FOTO: GOOGLE
O Ministério das Comunicações vai oferecer neste ano 6,5 mil vagas em cursos de formação e qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são gratuitos e alguns deles terão início agora em março. As vagas estão distribuídas em três áreas: telecomunicações, inclusão digital e conteúdos digitais criativos.
O Pronatec é coordenado pelo Ministério da Educação e tem parceria com diversos órgãos. O Ministério das Comunicações aderiu ao programa para atender a necessidade de formação de mão-de-obra especializada para a manutenção e expansão de programas estratégicos na área das comunicações, como o Cidades Digitais e o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
As 6.587 vagas previstas para este ano são para cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional (com duração mínima de dois meses). Os cursos serão realizados no decorrer de 2014 em diferentes municípios de todos os Estados do Brasil. As oportunidades de qualificação são oferecidas por meio de uma parceria entre o Governo Federal, gestores locais e instituições.
Vagas
Até o fim deste ano serão 1.387 vagas em cursos de formação na área de Cidades Digitais, como, por exemplo, o de agente de inclusão digital em centros de acesso à internet. Para a área de telecomunicações, são 3.622 oportunidades em cursos como o de instalador e reparador de linhas de telecomunicações. Já para conteúdos digitais criativos são 1.581 vagas para desenvolvedor de jogos eletrônicos e editor de vídeo, entre outros tipos de qualificação.
Para definir os cursos ofertados, o MiniCom fez o mapeamento das demandas por mão-de-obra especializada em suas áreas de atuação. Os gestores locais (Estados, prefeituras e empresas) definiram junto com o ministério qual o tipo de formação necessário e o número de vagas. Os cursos definidos são oferecidos por instituições como o Sistema S e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ao todo, o Pronatec oferece 34 tipos de cursos de formação que estão relacionados ao setor de comunicações. Juntos, eles vão somar mais de 43 mil vagas no decorrer de 2014. Desse total, 6,5 mil vagas são executadas diretamente pelo MiniCom e parceiros. O restante das vagas é oferecido por meio de outros órgãos do Governo Federal e instituições parceiras.
Fonte: Ministério das Comunicações / Rede Cidade Digital

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.