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Não é raro lermos notícias sobre
acidentes nas estradas, muitos com vítimas fatais. Apenas durante o feriado de
carnaval, no início de março, foram mais de 160 ocorrências registradas. As
causas são bastante variadas. Imprudência, excesso de velocidade, embriaguês ao
volante, má conservação das rodovias e falta de sinalização nas estradas são
alguns itens que têm contribuído para que muitas pessoas percam a vida. A
situação parece ser ainda mais grave nos trechos em que as rodovias cortam os
municípios.
Em Castro, duas rotatórias devem
contribuir para a segurança no trânsito e melhorar o fluxo de veículos na
região. A primeira fica no cruzamento da
PR-340 com a PR-151. A outra rotatória fica a 1,5 quilômetro de distância,
também na PR-340. As obras devem custar R$ 880 mil e a previsão é que sejam
concluídas até o final de junho. A construção de uma trincheira no cruzamento
entre a PR-151 e a Avenida Ernesto Vilela, em Ponta Grossa, deve iniciar em
dois meses. Ele deverá trazer mais agilidade no tráfego e facilitar a
movimentação de insumos de indústrias. O investimento será de R$ 4,5 milhões. Quando
bem planejadas, rotatórias e trincheiras oferecem um novo conceito de tráfego.
É importante retirar o peso do
fluxo rodoviário de dentro dos municípios. Exemplo disso é o Contorno de Campo
Largo que está em sua última etapa de duplicação e está próximo de ficar
pronto. No total, a obra tem 11 quilômetros de extensão e custará R$ 70
milhões. A iniciativa irá melhorar a fluidez de veículos e aumentar a
segurança.
Não podemos esquecer a mobilidade
urbana. É preciso investir em novas ligações entre bairros, melhoria no serviço
de transporte coletivo instalação de terminais de ônibus em pontos
estratégicos, ciclovias, ciclofaixas, vias de mão única, asfalto e passeios
públicos. A construção de calçadões e descentralização do comércio, além de
estimular o acesso a outras partes dos municípios, desafoga o tráfego nas vias
centrais.
Pensar em soluções para o
trânsito, dentro dos municípios ou nas estradas, é um desafio e uma urgência. O
principal benefício é a diminuição do número de acidentes e, consequentemente,
redução das mortes. Uma gestão inteligente de trânsito exige determinação,
planejamento e infraestrutura.