terça-feira, 23 de junho de 2015

Airbus construirá 900 satélites espaciais para fornecimento de internet

O grupo europeu do ramo aeroespacial Airbus irá construir centenas de satélites para a companhia OneWeb, que tem como objetivo disponibilizar acesso à internet de alta velocidade para bilhões de pessoas no mundo todo através do espaço. No total serão 900 satélites, conforme anunciado por representantes da Airbus na última segunda-feira (15).
A partir de 2018, cerca de 700 satélites com peso unitário menor de 150 quilos serão colocados em órbita terrestre. O restante dos satélites ficará em solo até que substituições sejam necessárias, segundo informa a OneWeb. O fundador e presidente-executivo da OneWeb, Greg Wyler, afirmou que o projeto irá custar entre 1,5 bilhão e 2 bilhões de dólares. Parte deste valor é financiada pela empresa de Richard Branson, a Virgin Group, além da fabricante de chips Qualcomm.
Os primeiros 10 satélites serão construídos na fábrica da Airbus em Toulouse, na França. Após as primeiras unidades ficarem prontas, a produção será deslocada para os Estados Unidos. De acordo com o site Space News, os satélites serão capazes de transportar pelo menos 8 Gigabits por segundo de taxa de transferência para fornecer acesso à internet a lares e plataformas móveis.

Fonte:  Reuters e Space News

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.