domingo, 21 de outubro de 2012

Semana de Comunicação inicia com vozes pioneiras do rádio




A vigésima primeira edição da Semana de Estudos em Comunicação (SemanaCom) da UEPG comemora os 90 anos de implantação do Rádio no Brasil e 72 anos nos Campos Gerais

A programação da XXI Semana de Comunicação da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) inicia na próxima segunda-feira (22), no Auditório do Campus Central da instituição (Bloco A), com a palestra “Vozes pioneiras que fizeram o rádio nos Campos Gerais”, com a participação de Aldo Mikaelli, Antônio Celso Moreira, Brasil Borba, Iraci Trevisani Rosa, Dina Siva e Ney Costa. O programa da semana se estende até 26 de outubro (sexta-feira), numa realização do Departamento de Jornalismo (Decom), Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), e do Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG.
Estudantes, professores e profissionais da comunicação e do jornalismo têm um espaço para reflexões e troca de experiências na programação da Semana de Estudos em Comunicação (SemanaCom) que destaca temas e questões atuais à área do conhecimento e atuação profissional através de palestras e debates. Também proporciona a aproximação recíproca entre o curso de Jornalismo e diferentes professores e profissionais da comunicação e do jornalismo, atuantes em diferentes regiões do estado e do país.
A SemanaCom comemora, na edição 2012, os 90 anos de implantação do Rádio no Brasil e 72 anos na região dos Campos Gerais. No convite aos profissionais da área e à comunidade em geral, a coordenação da semana registra que do rádio à válvula até as tecnologias 3G, são nove décadas de história encantando vidas e encurtando distâncias, abertas para o debate na semana que registra 21 anos de realização. É uma forma simbólica de comemoração à data, além de uma oportunidade para marcar entre as gerações contemporâneas a importância de se resgatar e preservar a memória viva daqueles que fizeram e fazem parte dessa história. A realização é do Departamento de Comunicação da UEPG, com apoio da Agência de Jornalismo (Cajor) e do Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG.
Programa de Palestras
23 de outubro (terça-feira) - Novos tempos do Rádio, às 9h, (Altair Ramalho, Jocelito Canto, e Nilson de Oliveira, radialistas - Ponta Grossa).
24 de outubro (quarta-feira) - Panorama do rádio curitibano na era das redes digitais, às 9h, com a presença da professora doutora Claudia Quadros (UTP).
25 de outubro (quinta-feira) - Palestra: Rádio, audiência e memória, às 9h, palestra a ser proferida pela professora doutora Graziela Bianchi (UTP).
26 de outubro (sexta-feira) - 90 anos do Rádio no Brasil, às 9h, palestra com o professor doutor Eduardo Meditsch (UFSC)
Atividades Culturais, Oficinas e Concursos
(de segunda a sexta-feira)
Rádio Resistência, às 12h; Oficinas Laboratoriais, às 14h: Correspondente da Semana, às 14h, com a professora doutora Hebe Gonçalves; Radioweb - professora Irvana Chemin Branco; Lente Quente: professor Rafael Schoenherr; Video Minuto – professoras Elaine Javorski e Paula Melani. Assessoria de Imprensa e Web – professora Maria Lúcia Becker;História Oral - professora Ana Paula Mendes (quarta-feira – 24 de outubro). Vídeo Minuto: professoras Elaine Javoski e Paula Melani; Assessoria de Imprensa e web: professora Maria Lúcia Becker ; História Oral: professora Ana Paula Mendes – quarta-feira (29/08)
Concurso de Fotografia, Reportagem, Blog e Crítica ((inscrições até terça-feira 23 de outubro) e Exposição de Fotografia: 1° ano de jornalismo.
X Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo – 24 a 26 de outubro, às 14h, no Pequeno Auditório.
Por: Marilia Woiciechowski

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.