quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comitê Gestor auxilia o desenvolvimento das micro e pequenas empresas



O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer, foi empossando nesta quarta-feira (03) presidente do Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas, durante a primeira reunião do ano do grupo. Além da posse do novo presidente, foram discutidas pautas e ações previstas para 2013. O Comitê foi criado em Ponta Grossa no ano passado com o intuito de identificar carências e implementar planos de ação para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Além disso, o grupo se propõe a colocar em prática a Lei Geral, agilizando e diminuindo os custos de alvarás e com menos burocracia. A Lei Geral estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas.
A ação do Comitê visa organizar melhor os processos na administração pública para que preste um serviço mais simples para o profissional.  “Nós somos fomentadores e estamos aqui juntos para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores de Ponta Grossa”, disse Scheffer. Em Ponta Grossa, o setor de micro e pequenas empresas vêm crescendo com as oportunidades e capacitações proporcionadas pelo município. E a tendência, segundo Scheffer, é aumentar ainda mais neste ano com a oferta dos cursos de qualificação profissional, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que abrirá neste ano em Ponta Grossa 837 vagas em 36 cursos.
De acordo com o SEBRAE, em Ponta Grossa 98% das empresas instaladas são micro e pequenas empresas e a maioria delas tem um faturamento de até R$ 3,6 milhões. E é este o grupo que mais necessita de auxílio. Segundo a vice presidente do Comitê Tônia Mansani, que também coordena a Divisão de Fomento ao Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de indústria, Comércio e Qualificação Profissional, muitas micro e pequenas empresas fecham por desconhecimento da legislação e da burocracia que a envolve. “O Comitê pode ajudar no desenvolvimento destas micro e pequenas empresas, sendo o amparo para os empresários”, disse Tônia.
O Comitê Gestor Municipal das Micro e Pequenas Empresas é formado é por representantes da Prefeitura de Ponta Grossa, da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), da Caixa Econômica Federal, da FIEP, do SEBRAE, do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon), do Sindicado das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa dos Campos Gerais (Siscop), da Junta Comercial do Paraná, através do Escritório Regional de Ponta Grossa, e da Cooperativa de Crédito dos Empresários da Grande Curitiba e dos Campos Gerais (Sicoob). A reunião acontecerá mensalmente.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.