segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ribeirão Claro lança internet gratuita por rede de fibra óptica

Velocidade pode chegar até 20 mbps, sem limite de banda; 

Cobertura em zona rural também será expandida

FOTO: SECRETARIA DE ESPORTE E TURISMO DO PR

A prefeitura de Ribeirão Claro (PR) inaugurou nessa semana um novos Sistemas de emissão de sinal de internet, disponível por meio de rede de fibra óptica cedida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A nova infraestrutura garante uma conexão com velocidade de até 20 mbps, sem limite de banda e com utilização ilimitada. Atualmente 729 pessoas utilizam a internet sem fio gratuita disponibilizada pela prefeitura. A expectativa do governo municipal é que o número aumente com o novo sistema e com a expansão da cobertura nos bairros rurais.

A prefeitura oferece internet gratuita para moradores que estejam em dia com os tributos municipais. Durante o horário de expediente, a internet será dividida entre prefeitura, repartições públicas (10 Mbps) e a população (10 Mbps). Após às 17h, durante finais de semana e feriados, toda a banda disponível é direcionada para as residências cadastradas no programa de internet municipal.
Para atender turistas e visitantes, serão instalados dois pontos de internet grátis nas praças Rui Barbosa e Padre Max Kley. Nesses dois locais, qualquer pessoa com um dispositivo que permita conexão com a internet via Wi-Fi (notebook, celular ou tablet) poderá acessar a web sem necessidade de cadastro prévio e autenticação.
De acordo com o secretário de Administração, Fábio de Lucca, a previsão é de que os pontos de Wi-Fi nas praças estejam funcionando o mais breve o possível. “Uma empresa especializada fará a instalação dos equipamentos necessários essa semana e a prefeitura estará disponibilizando internet sem fio nesses dois locais a partir da próxima semana”, explicou. “Os bairros rurais Sombreiro, Patrimônio São Sebastião e adjacências também contarão com cobertura em breve”, adiantou.
Segundo o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), o novo sistema com fibra ótica, representa um divisor de águas na estabilidade e velocidade da internet distribuída no município. De acordo com ele, a substituição do antigo sistema de transmissão via rádio pela fibra ótica acaba com os problemas de interrupção, instabilidade e lentidão no acesso, especialmente com tempo chuvoso. “É outro mundo”, resumiu.
Aumento de velocidade
O aumento de velocidade e a estabilidade do novo sistema foram rapidamente percebido pela população que já utilizava o serviço. Segundo o servidor Paulo Roberto Gosmatti, cadastrado no programa de internet gratuita há mais de um ano, a qualidade de conexão que já era boa ficou ainda melhor. “A internet da prefeitura ficou mais rápida e funciona muito bem, mesmo em dias de chuva”, disse. “Melhor que a internet paga”, avaliou.
Cadastro
Para se cadastrar e começar a utilizar a internet gratuita, o morador deve procurar o Departamento de Protocolo da prefeitura de Ribeirão Claro, munido com comprovante de residência, certidão negativa de débitos com prefeitura e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), um endereço de e-mail válido e cópias do RG e CPF. No departamento de informática da prefeitura, os interessados recebem atendimento individualizado e podem tirar dúvidas sobre os equipamentos necessários para receber o sinal wifi em sua residência.
Fonte: Rede Cidade Digital

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.