segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Rotary International e a luta contra a poliomielite

Foto: Cleucimara Santiago
O Rotary International, uma organização de voluntários que faz parte da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio – uma parceria público-privada que também conta com a colaboração da Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Esta atividade acontece em um momento importante na luta contra a pólio, que seria a segunda doença humana erradicada. O número de casos jamais foi tão baixo, e apenas três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão) não conseguiram cessar a transmissão do vírus da pólio.

No entanto, o atual déficit de fundos vem reduzindo as campanhas de vacinação em países em risco, fazendo com que as crianças fiquem mais vulneráveis à doença. Se o vírus não for erradicado agora, a poliomielite pode voltar e afetar um número estimado de 200.000 crianças por ano.

O Rotary, uma organização humanitária com cerca de 34.000 clubes em mais de 200 países e áreas geográficas, fez da erradicação da poliomielite sua prioridade em 1985. Desde então, o Rotary contribuiu US$1,2 bilhão à causa, e seus associados dedicaram inúmeras horas de trabalho voluntário para imunizar mais de dois bilhões de crianças em 122 países.   

Um progresso notável foi alcançado na luta contra a pólio. O número de casos da doença passou de 350.000 por ano, em 1988, para menos de 700 em 2011. As Américas foram declaradas livres da doença em 1994, a região do Pacífico Ocidental, em 2000 e a Europa, em 2002. 

A pólio, uma doença altamente contagiosa, afeta crianças, sobretudo menores de cinco anos, em partes da África e no sul da Ásia. Não há cura para a doença, que pode causar paralisia e até a morte. No entanto, por apenas 60 centavos de dólar uma criança pode ser vacinada e ficar protegida por toda sua vida.     

Para mais informações, acesse www.endpolionow.org/pt

“Falta Só Isto” para acabarmos com a pólio
Mostre seu apoio à causa participando do Maior Comercial do Mundo
Rotary Club de Ponta Grossa Vila Velha / Distrito 4730

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.