segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ponta Grossa conta com 60 médicos cubanos do programa ‘Mais Médicos’

Foto: Divulgação
           O prefeito Marcelo Rangel recepcionou na ultima sexta-feira (25) mais 35 médicos oriundos do programa ‘Mais Médicos’ do Governo Federal. Devido ao esforço do prefeito e da Secretaria Municipal de Saúde na busca para que a cidade fosse contemplada com um número maior de médicos, Ponta Grossa está entre as cidades com população acima de 352 mil habitantes, que mais recebeu médicos estrangeiros no Paraná. Além dos médicos estrangeiros, a prefeitura vai realizar o concurso público para contratação de mais 30 médicos.
            Segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada dos 60 médicos cubanos será possível ofertar 1.200 novas consultas diárias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério de Saúde, a média é de que cada habitante faça ao menos duas consultas por ano. Hoje o município possui uma defasagem de aproximadamente 300 consultas diárias. O município oferta aproximadamente 1.300 consultas por dia. O ideal seriam cerca de 1.600. Com a vinda dos novos médicos do programa ‘Mais Médicos’ e com a contratação dos profissionais por concurso público, Ponta Grossa, vai até superar estes números, podendo chegar a ofertar mais 1.200 consultas diárias, além das 1.300 que já são ofertadas.
            “Hoje é um dia muito importante estamos recebendo estes profissionais que vieram para atender as pessoas que mais precisam. O empenho da prefeitura através da Secretaria de Saúde e com o apoio do deputado federal Sandro Alex foram fundamentais para que Ponta Grossa pudesse receber um número maior de médicos. Esta é uma grande vitória para a toda população, pois vamos suprir aquelas unidades que estavam carentes de médicos e ainda aumentar o número de consultas”, comemora o prefeito Marcelo Rangel. De acordo com a secretária interina de Saúde, Ângela Pompeu, os médicos ainda vão passar por um treinamento antes de atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Eles vão passar por um período de adaptação, vão conhecer o sistema da saúde pública de Ponta Grossa e, assim que estiverem preparados começam a atender nas unidades”, diz.
            De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Vilma Zardo, a Secretaria de Saúde está estudando os locais em que os médicos vão atuar. “Temos 41 unidades de saúde, no entanto, 12 estão em reforma. Hoje nos 29 espaços que estão disponíveis é possível colocar até três médicos. Depois que o processo de reforma encerrar será feita uma nova redistribuição. O mais importante da vinda dos médicos é que nenhuma unidade de saúde ficará sem médico, unidades que tinham atendimento reduzido, terão atendimento ampliado”, explica Vilma.
            A médica cubana Mercedes Perez de Corcho Perez acredita que o caminho para melhorar a saúde pública são os métodos preventivos e a humanização do atendimento. “Estou muito feliz por estar em Ponta Grossa, tenho vinte anos de experiência na medicina. Acredito que os pacientes precisam de atenção e de um atendimento mais humanizado, também é preciso insistir nas medidas de prevenção à saúde”, destaca Mercedes.  Para o deputado federal Sandro Alex, a cidade está colhendo os frutos de um trabalho que foi muito bem planejado. “Em Brasília defendi o programa ‘Mais Médicos’ por acreditar na importância dele para população. Além disso, lutamos juntamente com o prefeito Marcelo Rangel e equipe da Secretaria Municipal de Saúde e, com isso, Ponta Grossa conta hoje com 60 médicos, que vieram através deste programa. E a população será a maior beneficiada com a vinda dos médicos”, afirma o deputado.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa 

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.