quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ponta Grossa deve vacinar mais de 72 mil pessoas

Foto: Divulgação
         Começou ontem terça-feira (22) e segue até o dia 9 de maio a Campanha de Vacinação contra Influenza - ‘Gripe’ - que tem previsão de imunizar aproximadamente 72 mil pessoas em Ponta Grossa. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contém programa de imunização 90% e em todos os Programas de Saúde da Família (PSF), que possuem sistema de imunização 100%, e ainda na Unidade de Saúde Central, situada na rua Engenheiro Schamber, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além disso, no próximo sábado (26) será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando as unidades estarão efetuando vacinas durante o dia todo. Os locais serão informados pela Secretaria Municipal de Saúde durante esta semana. Nos Centros de Atenção à Saúde (CAS) não haverá imunização.
O público-alvo para receber a vacina contra a gripe aumentou neste ano, segundo as determinações do Ministério da Saúde. Agora crianças até os 5 anos incompletos (entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias ) poderão ser vacinadas. No ano passado, apenas crianças com até 2 anos podiam receber a vacina.
            Segundo informações do supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi, as vacinas começaram a chegar a Ponta Grossa na quinta-feira (17). “Recebemos 30% das vacinas e, ainda durante esta semana, vamos receber um número maior de doses de vacinas. No entanto, com estas doses já é possível vacinar um bom número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e fornecer as vacinas em todas as unidades”, explica. Ainda de acordo com Coradassi, a vacina, é importante por que protege a população dos vírus mais comuns circulantes no país. “A proteção é contra Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Por isso todas as pessoas que se vacinaram em 2013 devem receber a dose novamente”, conclui o supervisor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi. De acordo com o Ministério da Saúde a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.
Foto: Divulgação
            Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde a estimativa é de que recebam a vacina: 3.866 gestantes, 7.807 pessoas com doenças crônicas, 5.734 profissionais que atuam nas áreas de saúde, 21.752 crianças com cinco anos incompletos (entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias), 655 mulheres até 45 dias após o parto e 32.915 idosos (com mais de 60 anos). Com isso Ponta Grossa deverá vacinar, pela projeção, 72.708 pessoas. A expectativa no Estado é que 2,9 milhões de paranaenses recebam a vacina durante a campanha. As doses estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná.
 
PREPARE-SE:
Grupos Prioritários e documentos necessários para a vacinação
- Crianças até os 5 anos incompletos (entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias ): registro de nascimento ou a carteira de identidade e a carteirinha de vacinação;

Idosos: (com mais de 60 anos): carteira de identidade;

Gestantes: é suficiente apenas que a mulher afirme estar grávida;

Mulheres até 45 dias após o parto: carteirinha de gestante e o documento do bebê;

Pessoas com doenças crônicas: devem comparecer munidos de solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir à unidade de saúde onde estão cadastrados para receber a vacina.

Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam, ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de carteira de registro profissional no órgão de classe. Outros trabalhadores de clínicas e consultórios que atendem casos de gripe podem procurar as unidades de saúde com uma declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.