segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tertec debaterá exigências fiscais e soluções para empresas

Foto: Divulgação
A Terça Tecnológica (Tertec) deste mês vai tratar de um assunto que sempre interessa empresários de qualquer ramo de negócio e profissionais da área fiscal e contábil. O tema abordado será “Projetos Sped e Softwares de Gestão – Implementando ações preventivas” e pretende fazer uma reflexão sobre as exigências fiscais pelas quais as empresas são submetidas e apresentar soluções que facilitem todo este processo. A palestra, que será proferida pelo diretor executivo da SulProg Sistemas, José Aroldo Rodrigues, ainda trará informações sobre o e-Social, Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor Final, Escrituração Contábil
Fiscal, projetos que serão implantados nos próximos meses pela Receita Federal. O evento, promovido pelo Núcleo Setorial de Tecnologia de Informação (NSTI) acontece no salão principal da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), neste dia
29, às 19 horas.
Segundo o diretor da SulProg, as empresas precisam ficar atentas quanto ao atendimento das exigências do fisco e para isso já existem ferramentas que podem facilitar o cumprimento destas normas. Uma das alternativas são os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial ou de ERP (Entreprise Resource Planning). Através dele é possível trabalhar com uma base de dados única e centralizada, que gera informações já conciliadas e que evita erros que normalmente acontecem quando se tem vários sistemas de fornecedores diferentes.
As declarações pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) são obrigatórias desde 2007, mas a utilização de um ERP ou um software de auditoria é opcional. Contudo Rodrigues acrescenta que este sistema garante mais segurança para a empresa porque consegue promover integração de todas as informações que a Receita Federal exige. “Queremos trazer para os participantes o cenário atual que está em transformação em relação aos serviços contábeis que antes eram mais operacionais. Hoje, profissional da área fiscal não lança mais nota fiscal, mas sim trabalha atuando mais na questão de legislação e regras que deverão ser seguidas pelos profissionais que emitem estes documentos fiscais. O nosso diferencial é que temos experiência em todos os projetos do Sped, pois trabalhamos com escritórios contábeis que atendem empresas de vários ramos de negócios. Por isso, quando desenvolvemos nosso ERP, já possuíamos uma base ampla de conhecimento fiscal e contábil e por isso podemos dar o suporte necessário para o empresário”, explica Rodrigues.
Além de repassar todas estas informações, o palestrante ainda antecipará alguns processos relacionados à auditoria eletrônica, como cruzamento de declarações, por exemplo. Ele explica que o Fisco tem adotado medidas para detectar fraudes e até mesmo erros nos processos da empresa e por isso é importante que o empresário tenha uma visão fiscal consolidada antes mesmo das Receitas Estadual e Federal, o que é possível através de um Software para Auditoria Eletrônica.
Tertec Solidária
Série de palestras sobre serviços e produtos da área de Tecnologia da Informação e comunicação (TIC) ministradas uma vez por mês, por técnicos e especialistas no assunto, a Tertec segue para sua oitava edição. O evento tem espaço para coleta de alimentos não-perecíveis na entrada. Para cada quilo arrecadado, o NSTI doará mais um a entidades assistenciais da cidade.

Após a palestra, acontece o coquetel empresarial, momento para fazer parcerias e divulgar marcas. A entrada é livre, mas as vagas são limitadas, por isso é importante confirmar presença pelo (42) 3220-7215. A Tertec deste mês tem patrocínio do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal, SulProg Sistemas e Diário dos Campos. A ACIPG apoia a iniciativa.

Terça Tecnológica – Tertec
Dia: 29 de Abril
Horário: 19 horas
Local: Sede da ACIPG
Entrada Gratuita
Vagas limitadas
Inscrições: (42) 3220-7215

Fonte: NSTI

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.