terça-feira, 6 de maio de 2014

I Fórum Municipal de Segurança Alimentar

Foto: Divulgação
Ponta Grossa já começa a preparar o I Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no qual serão indicados os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). A primeira reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) de Ponta Grossa, responsável por organizar as ações de segurança alimentar no município, aconteceu ontem dia 05, na Secretaria Municipal de Abastecimento, e contou com integrantes das seis Secretarias Municipais envolvidas: Abastecimento, Agricultura, Saúde, Assistência Social, Educação e Administração e Assuntos Jurídicos.
“O Fórum dará um grande impulso nas ações de segurança alimentar em Ponta Grossa através da formação do Consea. Com isso, haverá a interligação de políticas, planos, programas, projetos e ações que asseguram o direito humano à alimentação adequada, o que tornará os resultados de cada um deles mais eficientes”, afirma o secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho. De acordo com Zadorosny, cabe ao Consea formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimulando a integração de esforços entre governo e sociedade civil, além de promover o acompanhamento, monitoramento e a avaliação da segurança alimentar no município.
A iniciativa, segundo o secretário, faz parte das estratégias do governo para garantir o acesso de todos a uma alimentação adequada. “Na prática, isso significa o fortalecimento de programas como o Feira Verde, a elaboração de mais projetos sincronizados de combate à fome e a desnutrição e mais saúde preventiva para a população”, acrescenta.

Durante a reunião, ficou estabelecido que o fórum acontecerá em meados de agosto. “Vamos nos reunir semanalmente para ajustar os detalhes do evento, incluindo local, data, eixos temáticos, mesa redonda e indicação dos membros da sociedade civil para a formação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A intenção é mobilizar e incentivar a participação popular na elaboração das políticas públicas destinadas a combater a fome e a desnutrição em Ponta Grossa”, salienta a nutricionista Mariani Ueda, Secretária Executiva da Caisan.

Fonte: Assessoria de comunicação SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.