quarta-feira, 7 de maio de 2014

Jovem Mãe promove oficina de chocolates

Foto: Divulgação
Encontro com as jovens mães, promovido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Horácio Carneiro de Miranda reuniu 12 adolescentes, com idades entre 14 a 20 anos. Elas participaram de uma oficina de chocolates. A iniciativa atendeu moradoras dos bairros Santa Mônica e Tânia Mara.
A enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF), Maria Raquel Istschuk, explica que a cada encontro as jovens mães escolhem o que gostariam de aprender a fazer no próximo mês. “Como os temas partem da realidade delas, as adolescentes se sentem valorizadas e felizes. Elas gostaram tanto de tema que já temos agendada uma oficina de bombons”, conta. Ela relata que as jovens mães são acompanhadas desde a gravidez até os cinco anos, quando a criança entra em idade escolar. “Nós promovemos a troca de informações entre elas, reafirmamos o tempo todo a importância das adolescentes continuarem os estudos e buscarem, no futuro, um bom emprego para que possam cuidar bem dos filhos”, frisa.

O Instituto Mundo Melhor (IMM) desenvolve o projeto Jovem Mãe com o objetivo de ampliar os conhecimentos e oferecer novas ferramentas para as enfermeiras e assistentes sociais que trabalham com as adolescentes grávidas. “Iniciativas como a desenvolvida pela UBS permitem que as adolescentes tenham uma fonte de renda. A preocupação com as jovens vai além da sua saúde durante a gestação e abrange o desenvolvimento integral da mãe e da criança”, avalia Jeroslau Pauliki, presidente do IMM. As capacitações oferecidas pelo IMM têm como linha de aprendizagem o acolhimento, humanização no atendimento, instrumentais e técnicas de trabalho em grupo, saúde na adolescência, autoestima e afetividade. O Jovem Mãe está presente em 21 municípios do Paraná. A Faculdades Pequeno Príncipe, de Curitiba, é parceira na certificação do projeto e na ministração dos módulos.

Fonte: Assessoria de comunicação do IMM

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.