quarta-feira, 14 de maio de 2014

Semana da Cultura começa nesta quarta-feira

Programação se estende até o final do mês
         Chegando à sua 28ª edição, a Semana da Cultura Bruno e Maria Enei tem uma programação recheada de atividades culturais até o fim de maio. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 14, às 20h, no Cine-Teatro Ópera, com a outorga dos Prêmios Culturais aos homenageados deste ano em cada segmento. Além disso, o público vai poder conferir um Concerto de Gala da Banda-Escola Lyra dos Campos, com entrada gratuita.
         Oferecidos pela Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural, os prêmios serão entregues para seis personalidades ponta-grossenses. O Mérito Cultural Ribas Silveira será conferido ao empresário e presidente da Apae, Ivo Bremm. Já o Prêmio Anita Philipowski de Literatura, será oferecido à escritora Renata Regis Florisbelo. A artista plástica Rosane Volpi Santos leva o Prêmio João Pilarski de Artes Visuais, enquanto o dançarino e coreógrafo Gurlã Adalberto Nascimento recebe o Prêmio Emma Sintani de Dança. Serão prestadas outras duas homenagens póstumas. Ubaldo Pereira de Souza Junior, músico falecido em 26 de dezembro de 2012, recebe o Prêmio Jacob Holzmann de Música. Por fim, o Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro será conferido ao ator e diretor teatral Ezequiel Andrade Batista, falecido em 26 de maio de 2013.
         Compondo a entrega dos prêmios, a Banda-Escola Lyra dos Campos homenageia cada personalidade com uma música, como Aquarela do Brasil e O Carnaval dos Animais, entre outras. Além disso, será homenageado também o Maestro Tenente Paulino Martins Alves, fundador da Banda Lyra e importante figura da história do cenário cultural ponta-grossense.

PROGRAMAÇÃO
         Apesar da abertura da Semana acontecer nesta quarta-feira, a programação já começou. No dia 8, o Coro Cidade de Ponta Grossa apresentou um concerto de Música Brasileira no Cine-Teatro Ópera. Já no último final de semana, a Inominável Cia de Teatro, de Curitiba, exibiu a peça ‘A Cidade’. A programação prossegue na quinta-feira, 15, com o show ‘Rock ao Piano’, com o pianista curitibano Bruno Hrabovsky, no Centro de Cultura. Na sexta-feira, 16, outro pianista sobe ao palco do Centro de Cultura. Newton Schner Jr. apresenta o concerto ‘Lebensenssenz’, com músicas românticas, neoclássicas e minimalistas.
         Já no dia 17, o Coro Cidade de Ponta Grossa se exibe no Lar das Vovozinhas. No dia seguinte, 18, no Cine-Teatro Ópera, o mesmo grupo apresenta o concerto ‘Funiculi, Funicula’, de músicas italianas, com o Coro em Cores. O dia 23 será dedicado à ópera, com o espetáculo musical ‘Resumo da Ópera II – Grandes Árias’, com Flávio Fanucchi, também no Cine-Teatro Ópera. No dia 26 de maio, também no Ópera, lembrando um ano de falecimento de Ezequiel Andrade Batista, será apresentada a peça ‘Outra vez de vez em quando’. Já o Cine-Teatro Pax recebe a peça ‘Gira Roda, Gira Mundo’ nos dias 26 e 28 de maio. As atividades se encerram com a Abertura do 8º Salão de Belas Artes de Ponta Grossa no dia 29 de maio, na Galeria João Pilarski (Centro de Cultura).
         A programação ainda inclui outros eventos, como a 7ª Mostra Paranaense da Dança, a 12ª Semana Nacional dos Museus, o I Festival Nacional de Contadores de Histórias e o 27º Festival Universitário da Canção (FUC). Mais detalhes sobre os eventos estão no www.culturapg.com.br/agenda.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.