terça-feira, 10 de junho de 2014

Google lança balão para levar internet gratuita ao Piauí

Estado será o segundo lugar a ter o sistema testado após Nova Zelândia

OS BALÕES POSSUEM UM ROTEADOR COM DISPOSITIVO QUE
RECEBE O SINAL DA TERRA E ESPALHA PARA OS USUÁRIOS.
(FOTO: YALA SENA/CIDADE VERDE)

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo afirmou que o Governo Federal tem uma dívida com o Nordeste e o Piauí cujas populações têm baixo acesso à internet. O gestor participou do lançamento de dois balões do projeto Loon, do Google, no aeroporto Nossa Senhora de Fátima, do Clube de Aeromodelismo, localizado na estrada da Cacimba Velha, zona rural de Teresina, na ultima sexta-feira (6).

"Eu falei sobre o Piauí para a direção do Google desde o ano passado, porque o Nordeste tem baixa penetração de internet e o Piauí tem uma enorme deficiência. Temos uma dívida de acesso à internet com o Piauí e com o Nordeste. Simbolicamente, estamos trazendo o projeto ao estado. Isso não quer dizer que vai resolver o problema, mas estamos buscando soluções", admitiu.
O ministro informou que o Governo Federal poderá firmar parcerias com o Google futuramente. "Qualquer forma de aumentar o acesso à internet à população tem que ser apoiada pelo governo. Não financiamos, nem colocamos dinheiro neste projeto, mas se for bem sucedido, o Governo se dispõe a entrar com uma parte para financiamento", declarou.
Bernardo acrescentou que a empresa está unindo a tecnologia antiga dos balões, com uma nova, pela primeira vez no Brasil, que está sendo testada no Piauí.
"O Google está testando a tecnologia LTE (Long Term Evolution, Evolução a Longo Prazo, em português) de telefonia móvel, conhecida como 4G. O balão tem um roteador com dispositivo que recebe o sinal da terra e espalha para os usuários. Esta é uma grande oportunidade de testar essa tecnologia de grande alcance. Isso pode ser uma solução para termos internet disponíveis para as famílias que moram longe, onde a infraestrutura é mais difícil", explicou.
O presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, e os senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias, também acompanharam o lançamento de dois balões, o primeiro às 10h37 e o outro por volta das 11h30.
Fonte: Assessoria de comunicação da Rede Cidade Digital

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.