terça-feira, 23 de setembro de 2014

Startups criadas em um final de semana são apresentadas a investidores-anjo

Promovido pelo IBQP e Nutrimental, o Startup Foods foi o primeiro evento de empreendedorismo em alimentação saudável da América Latina
Foto: Marcelo Elias / Central Press
Uma papinha saudável para crianças. Um sistema para avaliação e recomendação customizada de alimentos. E a comercialização de frutas higienizadas, embaladas e com sachês de sabor. Esse foram os três projetos vencedores do primeiro evento de empreendedorismo em alimentação saudável da América Latina. O Startup Foods mobilizou 150 participantes em uma maratona colaborativa de negócios, no último final de semana (19, 20 e 21 de setembro), em Curitiba. A iniciativa foi do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e da Nutrimental, empresa de alimentos saudáveis.

Durante quase 60 horas, de sexta-feira à noite até a tarde de domingo, 14 equipes trabalharam intensamente na criação de novas startups na área. As ideias receberam mentoria e estímulo de especialistas, para serem apresentadas ao final do encontro para uma banca de jurados e para investidores-anjo, dispostos a aportar até R$1 milhão para alavancar os empreendimentos. O investimento-anjo é aquele efetuado em empresas nascentes, com alto potencial de crescimento, as chamadas startups.
"Estou muito satisfeito com o resultado e tenho a certeza que o Brasil precisa de um novo marco regulatório, específico para as startups", afirmou Rodrigo da Rocha Loures, presidente do Conselho Deliberativo do IBQP e fundador da Nutrimental. Segundo ele, "apesar de toda a criatividade do brasileiro e da ousadia das novas iniciativas, hoje o ambiente é muito pior para empreender no País".

Benefícios e investimentos
Além de toda a exposição das iniciativas que nasceram durante o evento, os três primeiros colocados terão a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores em São Paulo, no encontro da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Alimentos. Serão também abrigados por três meses no IBQP para o aprimoramento dos produtos, antes do lançamento no mercado. "Mais do que uma instituição voltada à qualidade e à produtividade, o IBQP se transformou, neste último ano, em um centro inovador, gerador de conhecimento e estimulador do empreendedorismo", avaliou o diretor-presidente, Sandro Vieira. O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade é uma entidade privada, sem fins lucrativos, formada por empresas associadas, organizações governamentais e não governamentais, por entidades de representação empresarial e trabalhadores, além de instituições científicas e acadêmicas.

O consumo de alimentos saudáveis no mundo cresce três vezes mais do que o de alimentos convencionais. No Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$40 milhões este ano, segundo projeção da consultoria internacional Euromonitor. É também o triplo do que o setor representava no País, há uma década.

A Nutrimental, que nasceu como uma startup, em 1968, cresceu nessa linha e senotabilizou pelo lançamento da primeira barra de cereais no país, o Nutry. O produto foi desenvolvido como um alimento saudável, prático e nutritivo, baseado na castanha do Pará, matéria-prima exclusivamente brasileira.

Mais informações sobre o evento em www.startupfoods.com.br.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.