segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Telebras quer terminar 2015 com 28 mil km de fibra

A Telebras pretende fechar o ano de 2015 contabilizando 28 mil quilômetros de backbone com fibra óptica iluminada. Para este ano, a estimativa é encerrar dezembro com 21 mil km.  Em conversa com jornalistas durante a 16ª edição do Futurecom, o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, afirmou que existe, sim, alta demanda para expandir a rede. “Vamos avançar no interior do Nordeste e no Norte; e chegar com backhaul.”  
Ziober se mostrou contente com o fato de que em todas as cidades com fibra passada a Telebras encontrou, até agora, um parceiro local interessado em explorar o serviço de acesso à internet. “Os ISPs contratam nossos links. Na maior parte das vezes, eles usam rádio, mas em alguns casos puxamos fibra até o backhaul. O interior do Nordeste foi uma surpresa. Achamos que não teria tanta demanda, e estamos vendemos links de 2 megas.”

Ziober também contou que uma das coisas que os provedores de Internet pedem é que a empresa lhes forneça não apenas o link, mas também a rede de transporte. De acordo com ele, a Telebras está estudando.  Dentro do planejamento da expansão da rede, o presidente da Telebras explicou que foram fechados acordos com empresas elétricas para passar 22 km de fibra em cima da rede elétrica entre Padre Fialho e Vitória; e 198 km na linha de transmissão entre Pimenta e Barreiro, em Minas Gerais. 
  
Cabo submarino
Sobre a construção do cabo submarino que vai ligar Brasil (Fortaleza) a Portugal (Lisboa), Ziober esclareceu que a empresa responsável será constituída até o fim deste ano, e nela a Telebras ficará com 35%, a espanhola Islalink, com 45% e se está buscando um terceiro sócio, que deve ser nacional, para deter os 20% restantes. A expectativa é que o cabo esteja operando no segundo semestre de 2016. A capacidade projetada é de 3 Tbps.
O anúncio da joint venture foi feito em janeiro deste ano, quando a Telebras divulgou previsão de investimentos no projeto de US$ 185 milhões. Houve, contudo, atraso na execução. A formação da empresa era para estar concluída até junho, com o início das operações no segundo semestre deste ano e o lançamento do cabo 18 meses após o início das obras.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.