segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PG tem aumento no valor da passagem do transporte público

Foto: Divulgação
A partir de hoje dia 5 de janeiro, a tarifa do transporte público de Ponta Grossa passa a ser de R$ 2,85, com passe livre para estudantes até o Ensino Médio da rede pública de ensino. Esta gratuidade para todos os alunos públicos (que morem a mais de um quilômetro da escola) é uma conquista para a educação, que representará avanços na qualidade do ensino e do transporte público de Ponta Grossa.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Ciro Ribas, para o cálculo do reajuste foram levadas em conta a elevação do preço do combustível, de mais de 21%, e a avaliação do Conselho Municipal de Transporte Público, que chegou ao valor máximo de R$ 2,90.  Além disso, foram considerados também os gastos do sistema de transporte de Ponta Grossa, como o aumento salarial dos funcionários da empresa concessionária (de 19%), e o aumento das distâncias percorridas pelos ônibus, devido aos novos loteamentos, inaugurados na cidade nos últimos dois anos.

O município conseguiu um índice de reajuste médio de 12,1%, menor do que a inflação prevista pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). O último reajuste sofrido no transporte coletivo foi há mais de dois anos. Neste período, o INPC marcou uma inflação de 14,8%. 

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.