A campanha 'Seu
nome, seu patrimônio', realizada de 17 de novembro a 20 de dezembro pelo Serviço
de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial, Industrial e Empresarial
de Ponta Grossa (ACIPG) teve aumento de 54% no atendimento de consultas ao
consumidor em relação a novembro de 2014 e aumento de 46% no atendimento de
negociação de dívidas (efetivação), no período de realização da campanha.
O
percentual de consultas por sexo foi de 62% feminino e 38% masculino. A ação, realizada anualmente
sempre em conjunto com o comércio local, teve como objetivo colaborar com a
reativação do crédito dos clientes, oferecendo ao comércio a recuperação do
saldo de inadimplência.
Em 2013, a
edição da campanha ‘Limpe seu Nome’ - que teve o mesmo objetivo da campanha
‘Seu nome, seu patrimônio’ - conseguiu negociar 65% das pendências de crédito
que chegaram ao SPC da ACIPG. Foram 49% de mulheres e 51% de homens negociando
suas dívidas no balcão da entidade, durante o período de 2 a 7 de dezembro.
O diretor de Produtos da
ACIPG, Miler José Oliveira, comenta que o cenário de consultas por sexo teve
alteração. “Em 2014, o público feminino foi o que mais procurou o SPC, durante
a campanha, para renegociar suas dívidas, ultrapassando o percentual masculino,
que foi maior em 2013. A queda na efetivação, entre as duas campanhas, se deu,
principalmente, pelo cenário econômico presenciado no comércio em 2014, que
registrou queda também nas vendas”.
As campanhas do SPC são
realizadas em datas próximas ao Natal para que o cliente possa regularizar sua
situação para as compras de fim de ano. A edição de 2014 foi a sétima que o SPC
realizou no sentido de reativação do crédito.
“Anualmente, realizamos ações com
esse objetivo, pois acreditamos que a campanha colabora com o empresário, que
tem uma oportunidade de negociar a inadimplência, resgatando seu cliente.
Consumidores antes inadimplentes tornam-se potenciais compradores,
principalmente a crédito, contribuindo para o aumento nas vendas. A campanha também
contribui com clientes que tiveram dificuldades em manter em dia seus créditos.
Uma ação de sensibilização e uma oportunidade do consumidor renegociar suas
dívidas”, destaca o diretor.