quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ação de voluntariado do Sicredi revitaliza bosque em Curitiba

A revitalização contou com demarcação de uma trilha para caminhadas (Crédito: Eduardo Zoellner)
O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa do Sistema OCB que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista na primeira semana de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

Em Curitiba, a Associação Paranaense de Apoio às Crianças com Neoplasia (APACN) foi a entidade escolhida pelos dirigentes e colaboradores da Central Sicredi PR/SP/RJ que promoveram, de forma voluntária, a revitalização do bosque local para melhorar a qualidade de vida de crianças e familiares que se hospedam na casa durante o tratamento e recuperação. A ação foi coordenada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), pois o bosque é composto por espécies nativas de Floresta com Araucária e contou com a limpeza e remoção de entulho, demarcação de uma trilha de caminhada e plantio de 100 mudas de árvores.

Entre os participantes da ação do Dia C estava o presidente da Central e da Sicredi Participações S.A., Manfred Dasenbrock, que destacou a importância das ações de voluntariado. Usar a força da coletividade para ajudar o próximo e mudar uma realidade é um forma de expressar o que praticamos em nosso dia a dia dentro do cooperativismo , ressaltou.
  
O Dia C na história

A cada ano, desde 2009, é escolhida uma data para celebrar o Dia C Dia de Cooperar, que mobiliza cooperativas de todo o Brasil. Em 2015, a data coincide com o Dia Internacional do Cooperativismo, o que reforça a ação e o elo entre a cooperação e o voluntariado.

A ação começou em Minas Gerais e em poucotempo ganhou o território nacional. Entre 2013 e 2014, 25 estados brasileiros e também o Distrito Federal aderiram à campanha. Mais de 200 mil voluntários de 1.440 cooperativas já foram mobilizados e a campanha beneficiou cerca de 1,4 milhão de brasileiros, que puderam conhecer melhor o cooperativismo e tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos de promoção da cidadania.

Até sábado, dia 04 de julho, centenas de ações de voluntariado em todo o Brasil, irá mobilizar milhares de pessoas. Entre as iniciativas estão ações de recuperação da memória cultural de uma população, bairro ou evento; atividades educativas, esportivas ou culturais nas praças ou em entidades de atendimento à infância; gincanas e eventos de arrecadação de recursos, livros novos e usados para escolas, alimentos, roupas, agasalhos, etc, para doações; criação de hortas comunitárias; plantio de árvores; entre outras.

Mais informações: diac.brasilcooperativo.coop.br

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.349 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 97 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
Mais informações em sicredi.com.br

*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Fonte:Central Press

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.