quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Agosto Azul: Mês de prevenção a saúde do homem

Permita-se Viver Melhor, esse é o tema da campanha referente ao Agosto Azul de 2015. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Saúde e do departamento de Atenção Primária organizam para hoje (6), na Praça ao lado do Shopping Popular (Paraguaizinho) uma atividade em promoção a saúde do homem, das 9h às 16h.

Durante a ação serão realizados, para todos os homens que tiverem interesse, testes de glicemia, testes rápidos para detecção da infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatite C. Esses testes são disponibilizados na rede pública e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.

Na ocasião também será efetuada a coleta de dados para uma pesquisa das condições e hábitos de vida da população masculina. Esse trabalho esta sendo realizado pela primeira vez na cidade. “A pesquisa visa subsidiar a gestão municipal na elaboração de ações futuras que possam facilitar o acesso e o cuidado à saúde do homem”, comenta o coordenador da Atenção Primária, Robson Xavier. 

Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arteriais mais elevadas.

O Agosto Azul tem o objetivo de despertar nos homens um sentimento de autocuidado, para que haja mudança de hábitos e eles se cuidem antes mesmo de ficarem doentes. Além disso, a ideia é motivar uma mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, “Queremos facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde e promover ações que contribuam significativamente para a compreensão da realidade do homem nos seus diversos contextos”, destaca Robson.


O evento só pode ser organizado através das parcerias firmadas com a Força Sindical, Sindicato de Asseio e Conservação de Ponta Grossa e região (SIEMACO), Sindicato dos Motoristas, Cobradores, Transporte coletivo e Rodoviário de Ponta Grossa e região (SINTROPAS), o Rotary Club Internacional e o Sindicato das Bebidas. 

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.