quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ouvidoria da Saúde é reconhecida com medalha

Foto: Divulgação
Na última semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram do XXXI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em Brasília. No mesmo evento aconteceu a 12ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, onde Ponta Grossa foi a única cidade premiada na modalidade ‘Roda de Conversa’ da região sul.

Vinte projetos do Paraná foram selecionados, mas apenas quatro deles puderem mostrar suas experiências no espaço reservado ‘Roda de Conversa’, para a apresentação oral dos trabalhos. Entre os projetos apresentados estava o da SMS, realizado pela Ouvidoria Municipal de Saúde.

Este trabalho foi premiado e a Ouvidoria teve o projeto reconhecido com a entrega de uma medalha.  “É gratificante ser reconhecido pelo trabalho prestado. Essa iniciativa é fundamental, pois estamos mais próximos da população, podendo orientar e solucionar os problemas das pessoas relacionados a saúde”, comenta a secretaria da SMS, Angela Pompeu.

A iniciativa foi colocada em prática através da parceria entre o projeto das Audiências Públicas nos Bairros e a Ouvidoria Municipal de Saúde. Os encontros acontecem aos sábados de forma quinzenal no período vespertino, onde vários serviços são disponibilizados aos munícipes.

“O objetivo é coletar informações junto à comunidade em todas as áreas de atuação, bem como oferecer aos interessados a oportunidade de encaminhamento de suas demandas, opiniões, sugestões relativas aos assuntos municipais”, comenta a coordenadora da ouvidoria, Daniele de Antoni Calixto.

Ao todo foram realizadas dezessete ouvidorias itinerantes no município, com a coleta de 72 manifestações e 307 orientações aos participantes. Nestes momentos são recebidas as manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), são passadas as informações sobre os serviços de saúde existentes no município,  ressaltada a importância da participação popular e conversado sobre o papel estratégico da ouvidoria. “Esta aproximação com as comunidades oportuniza a interação com os usuários, a troca de experiências e a realização de parcerias”, destaca Daniele.

Sobre a Ouvidoria

Em maio de 2013 a Ouvidoria Municipal de Saúde foi criada oficialmente pelo decreto 7.227 que instituiu o serviço. Além disso, criou-se um instrumento normativo do serviço para regulamentá-lo. No organograma a ouvidoria está diretamente ligada ao gabinete da Secretária Municipal de Saúde.

- Localização: Dentro da Secretaria Municipal de Saúde (na Prefeitura);
- Quadro de pessoal: 1 ouvidor (assistente social), 3 assistentes administrativos e 1 estagiário;
- Horário de atendimento: Das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira;

- Formas de recebimento da manifestação: presencial, telefone gratuito (0800-6439595), e-mail (ouvidoria@smspg.pr.gov.br), carta, ouvidorias itinerantes.

Fonte: Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.