segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Prefeitura de Piraí inaugura monumento em homenagem ao tropeirismo

Foto: Divulgação
Foi inaugurado oficialmente no último dia (15) em Piraí do Sul, o monumento em homenagem ao tropeirismo, localizado no trevo de acesso ao bairro das Brotas, na PR 151. A obra feita pelo escultor, Ladislau Chary Filho, possui 2.70 metros de altura e pesa três toneladas.

Participaram da inauguração o prefeito municipal, Tim Milleo, secretários municipais, representas da Concessionária CCR Rodonorte e tropeiros.

Após a inauguração foi realizada uma cavalgada até a antiga estação ferroviária, onde foi lançada a pedra fundamental da Praça do Tropeiro.

Quando falamos de tropeirismo, lembramos de nossas tradições e valores, nós que moramos em uma cidade que faz parte do Caminho das Tropas temos o direito de nos orgulharmos; de sermos espectadores privilegiados da saga dos tropeiros, que passaram pelas nossas estradas, passaram por nossas terras, levando a mensagem de prosperidade de um Brasil que ainda engatinhava. é isso mesmo, o tropeiro é um dos principais personagens no pódio dos heróis da história do Brasil. Mas todo o direito corresponde a um dever. E nós como gestores públicos temos a obrigação de manter o brilho e a tradição dessa figura fantástica, cultuando a sua história e passando a nossos filhos, para que o tropeiro não seja jamais esquecido, como orgulho do nosso passado e como lição de vida, de bravura e de coragem para as gerações novas, que estão vindo”, enfatizou o prefeito Tim Milléo durante o seu discurso.


No local os presentes ainda puderam acompanhar apresentações artísticas e culturais.

Fonte: Prefeitura de Piraí do Sul

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.