sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Efapi terá Trekker Trek

Competição será realizada no dia 15, às 9 h

Foto: Divulgação
Programada para atrair diversos tipos de público, a 38ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi), que acontece de 10 a 15 de setembro no Centro Agropecuário Municipal, contará com uma disputa de Trekker Trek. Inédita dentro da programação da Feira, a atividade acontece na terça-feira – feriado de aniversário de Ponta Grossa, a partir das 9 horas.   
A competição consiste na disputa entre um objeto imóvel (o trenó) e uma máquina puxando (neste caso um trator). O trenó tem rodas traseiras e um prato de derrapagem à frente. O peso total desse trenó é de aproximadamente 15 mil quilos. Os competidores tentam mover o trenó o mais longe possível em uma pista especial. O comprimento geralmente é de 100 metros.

Durante a puxada a fricção vai ficando cada vez mais pesada, pois o peso do trenó será transferido ao prato de derrapagem, até o ponto em que finalmente o trator para de puxar. O modo para se obter sucesso nessa prova é usar o máximo possível do acelerador para puxar o trenó. Quando o competidor consegue atravessar toda a pista, dá-se o nome de “Full Pull”. Se dois ou mais competidores fazem um “Full Pull”, eles têm que puxar novamente.

As raízes deste esporte estão nos Estados Unidos. No início do século XX, alguns fazendeiros começaram a realizar um tipo de competição em que o vencedor era quem conseguisse puxar uma pedra grande a maior distância possível. Apenas em 1992 esse esporte chegou ao Brasil. O primeiro evento foi em Holambra (São Paulo), organizado por descendentes de holandeses que já conheciam o esporte do país europeu.

Parceiros
A 38ª Efapi conta com o patrocínio da CCR Rodonorte e Frísia Cooperativa Agroindustrial. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa e Sociedade Rural dos Campos Gerais, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa e Rádio Mundi FM. A promoção é da RPC TV.

Fonte: Efapi 2015

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.