terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeitura amplia incentivo à agricultura familiar COMPRA DIRETA


O Prefeito Municipal de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, aumentou o limite anual de compras dos pequenos produtores rurais da cidade através da assinatura do decreto 6902, que regulamenta o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar. O ato aconteceu na ultima segunda-feira (4) e foi intermediado pelo Secretário Municipal de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho. “Estamos investindo na agricultura familiar que é nossa prioridade e, ao mesmo tempo, ampliando as possibilidades de compra de programas importantes, como o Mercado da Família, que vão ser, tão logo seja possível, estendidos e incrementados. O secretário de Abastecimento está atento à necessidade de aprimoramento e de garantia de funcionamento do programa e nós todos estamos trabalhando para que ele seja constantemente aperfeiçoado”, registrou o prefeito Marcelo Rangel.
Com a assinatura do novo decreto, o limite passa de R$ 4.500 para R$ 8.000 por ano, o que representa benefícios em dobro para os pequenos produtores. “Esse é um marco histórico para o fortalecimento do arranjo de produção local. Estamos viabilizando a compra de mais alimentos do pequeno produtor, que passa a ter a garantia da venda de um volume maior de sua produção e, na outra ponta, beneficiando programas sociais como o Feira Verde, que passará a contar com mais alimentos de qualidade, muitas vezes coletados no mesmo dia”, destaca Zadorosny. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Pecuária, serão beneficiados com o aumento dos recursos aproximadamente 110 produtores da região de Ponta Grossa.
O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos Direto do Agricultor Familiar é coordenado pela Secretaria Municipal de Abastecimento e depende da integração de iniciativas com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, EMATER/PR e dos Agricultores Familiares organizados em grupos formais ou informais. O programa tem como finalidade incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agrícolas àquelas pessoas em situação de insegurança alimentar ou que estejam enquadradas em programas ou projetos sociais aplicados pelo Município. Estão incluídos no programa os agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF-DAP -, que produzam frutas, verduras e legumes no município. A entrega é programada e feita diretamente no depósito do programa Feira Verde.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.