sábado, 23 de março de 2013

Saúde orienta população sobre combate a Tuberculose


Neste domingo (24), é comemorado o Dia Mundial de Combate a Tuberculose. Para orientar a população sobre como prevenir a doença, a equipe do Serviço de Assistência Especializada/ Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), ligado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante toda a semana uma campanha de orientação. Foram entregues a população folhetos explicativos sobre a doença além de orientações de como proceder em caso de perceber algum sintoma da doença.
         A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch. Ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir qualquer outro órgão, como por exemplo, ossos, rins, pleura, gânglios, intestino e cérebro. A transmissão é feita pelo ar, pois o doente ao tossir e espirrar elimina através de gotículas bacilos, que podem atingir os alvéolos pulmonares e iniciar a sua multiplicação. Os principais sintomas são: tosse por três semanas ou mais, perda de peso, cansaço, febre baixa geralmente à tarde, dor no peito, nas costas e suores noturnos.
         Quem sentir alguns desses sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para realizar exames. Se constatada a doença, a pessoa é encaminhada para o SAE/CTA que possui médico especialista e pessoal treinado para tratar a tuberculose. Com tratamento adequando, a cura da tuberculose leva apenas seis meses.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.