segunda-feira, 1 de abril de 2013

Poder Público e sociedade debatem o transporte público



Neste ano, a população de Ponta Grossa terá a oportunidade de decidir, juntamente com o Poder Público, o sistema de transporte coletivo urbano no município, através de uma audiência pública, marcada para esta terça-feira, às 15h, na Câmara Municipal. A audiência será comandada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), através do presidente Eduardo Kalinoski. Aos participantes serão distribuídos formulários, onde poderão apresentar sugestões e reivindicações. A última audiência pública realizada em Ponta Grossa para discutir o transporte coletivo público ocorreu há dez anos.
Na audiência de terça-feira serão colhidas as opiniões dos usuários do transporte coletivo de Ponta Grossa, que darão suporte aos estudos do futuro edital de licitação do serviço. A intenção, segundo o prefeito Marcelo Rangel, é que todos discutam o que é melhor para a cidade, priorizando o transporte de qualidade a um preço justo. “O transporte público é um assunto sério que não cabe somente ao poder público a discussão. Meu compromisso é com o usuário do sistema, que merece e deve ter um serviço de qualidade por um preço justo. E é isso que a prefeitura está buscando”, diz Rangel. De acordo com o prefeito, outras audiências serão promovidas até que se encontre uma proposta para o setor. São destes debates com poder público e sociedade que pode sair uma nova regulamentação para o setor.
O contrato vigente com a atual permissionária do serviço de transporte coletivo foi assinado em 2003 e previa a prestação de serviço por dez anos, prorrogáveis por mais dez anos. No ano passado, o então prefeito Pedro Wosgrau Filho renovou o contrato, estendendo-o por mais dez anos. Rangel foi contrário à decisão do então prefeito e assim que assumiu a prefeitura iniciou uma ação administrativa para reverter a prorrogação do contrato, conseguindo, por fim, a anulação. O atual contrato vence no dia 11 de junho, portanto, é este o prazo que a prefeitura tem para a decisão sobre o transporte coletivo.
Atualmente, o sistema de transporte público de Ponta Grossa é  formado por 205 ônibus, distribuídos em 94 linhas. Juntos, os veículos transportam uma média de 100 mil passageiros por dia. A média de quilometragem rodada a cada mês é de 1,2 milhão de quilômetros.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.