segunda-feira, 22 de abril de 2013

Prefeitura vai executar obra do Centro de Especialidades



O prefeito Marcelo Rangel e o secretário de Saúde Erildo Muller estiveram na ultima sexta-feira com o secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto. O encontro que aconteceu na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, discutiu o processo de construção do Centro Regional de Especialidades e o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do Hospital da Criança Prefeito João Vargas.

Com o objetivo de acelerar o processo ficou definido que a Prefeitura de Ponta Grossa terá a responsabilidade de apresentar e executar os projetos referentes à obra do Centro de Especialidades, pois o processo licitatório do Estado é mais demorado. Depois disso será assinado o convênio para o repasse de R$ 5 milhões destinados à obra. Essa verba já estava prevista no orçamento do Estado, mas ainda não foi repassada ao município. Segundo o secretário de Saúde, Erildo Muller, a medida será importante para acelerar o processo: “o Estado está depositando uma confiança no nosso trabalho por deixar que a prefeitura fique responsável pela execução da obra e dessa forma pretendemos que o Centro de Especialidades seja entregue o mais rápido possível”. A estimativa é de que o convênio seja assinado até o inicio de junho. Após a assinatura começam os procedimentos licitatórios da obra, que deverá ser entregue em aproximadamente dez meses.
CONQUISTA
Para o prefeito Marcelo Rangel “essa é a maior conquista da região e tornará Ponta Grossa um centro de referencia”. Segundo o secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, Ponta Grossa terá o apoio do Estado, porque vai responder a uma demanda de todos os municípios da região. O Centro Regional vai oferecer atendimento em mais de trinta especialidades médicas, e será construído na região do Jardim Carvalho, devendo contar com 2.500 metros quadrados de área construída. Serão disponibilizados consultórios para o atendimento nas áreas de neurologia, otorrinolaringologia, nefrologia, ginecologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e pediatria especializada.  Para evitar a transferência dos pacientes, a unidade contará também com um centro de exames por imagem. Entre os equipamentos previstos para a estrutura estão modernos maquinários para a realização de ressonância magnética e densitometria óssea, tomógrafo, mamógrafo e ultrassom. Salas cirúrgicas para procedimentos de curta duração também integram o projeto.UTI pediátrica será tema de nova reunião mas Estado garante apoio. 

Uma reunião apontada como “definitiva” tratará, no início da próxima semana, da questão dos leitos de terapia intensiva pediátrica do Hospital da Criança. Novamente estarão representados o município e a Secretaria de Estado da Saúde. O titular da Secretaria, Michele Caputo Neto, já garantiu o apoio do Estado: “nós vamos ajudar a prefeitura de Ponta Grossa a solucionar o problema das UTI do Hospital da Criança. A população terá o nosso total comprometimento”.
Outra conquista desta sexta-feira foi a garantia de renovação do convênio entre governo do Estado e prefeitura,p para manutenção do Hospital Municipal Amadeu Puppi. Através do convênio, tratado durante encontro entre o prefeito Marcelo Rangel e o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto – de que também participou o secretário municipal, Erildo Müller, e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde – são repassados mensalmente R$ 300 mil, utilizados para manter a estrutura de atendimento a casos de urgência e emergência.  De acordo com o secretário Erildo Muller essa parceria é “fundamental” para o funcionamento do Hospital Municipal: “essa verba permite que o serviço de atendimento de urgência e emergência seja mantido. Sem esse recurso teríamos dificuldades para manter o serviço”. O secretário de Estado Michele Caputo também garantiu ao prefeito Marcelo Rangel que pretende “melhorar e aprimorar” esse convênio com o município.

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.