terça-feira, 7 de maio de 2013

Educação de Jovens e Adultos EJA

Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (07) 646 pessoas com idades entre 16 a 82 anos que abandonaram as aulas ainda na infância retornam à escola através do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Educação, em parceira com o SESI e Governo do Estado. Os alunos passarão por 1,2 mil horas de estudos e poderão concluir o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), ou o Ensino Fundamental II (6º ao 9º), ou o Ensino Médio. Dentro de um ano e meio, esses alunos estarão recebendo, das mãos do prefeito Marcelo Rangel, o diploma de conclusão dos cursos.

A aula inaugural do EJA foi realizada na segunda-feira á noite, no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, e contou com a presença, além dos novos alunos, do prefeito Marcelo Rangel, da secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, do secretário de Gestão Financeira e Negócios Jurídicos, Odailton de Souza, do chefe de Gabinete, Ricardo Linhares, da gerente da unidade SESI/SENAI/IEL Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula, e do vereador Marcelo Aparecido de Barros (professor Careca), representando a Câmara Municipal.

Para estimular os novos alunos, a Secretaria de Educação apresentou na aula inaugural uma palestra motivacional com o palestrante Roberto Stelmacki Júnior. E Motivação é o que não falta para a aposentada Maria da Luz Ferraz, um exemplo de que idade não é empecilho para iniciar os estudos. Aos 82 anos, ela ainda tem um sonho: escrever. “Sempre quis escrever, ler, mas não tive como aprender. Começar a estudar pode ser a última coisa que faço na vida, mas vou fazer com satisfação”, disse Maria, que fará o Ensino Fundamental I. Ao término desta fase, a aposentada disse que pretende iniciar o Fundamental II e seguir até o fim de um curso na faculdade. “Não vou parar, continuo até quando Deus permitir”.

Maria foi saudada pelo prefeito Marcelo Rangel, que deu a boa vinda a ela e aos outros alunos que iniciam um novo ciclo na vida. “Todos vocês nos enchem de orgulho e cada vitória de vocês é uma vitória da nossa cidade”, disse Rangel, que reafirmou o firme propósito de sua gestão de elevar a escolaridade da população. Para isso, a Prefeitura de Ponta Grossa está oferecendo todas as condições de infra-estrutura para as Escolas Municipais que receberão os alunos do EJA. O EJA será ofertado em 14 escolas municipais.

Dos 646 alunos inscritos no EJA, 175 irão concluir o Ensino Fundamental I, sob responsabilidade do município, e o restante se divide entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sob responsabilidade do estado. O SESI/SENAI/IEL, com ajuda das indústrias, está disponibilizando todo o material didático e professores. O EJA também estará na comunidade de Pinheirinhos para atender a zona rural. “Parabéns por vocês estarem aqui. Eu sei que não é fácil trabalhar, cuidar da casa e estudar a noite, mas vocês são o exemplo de que isso é possível. E que nenhum de vocês fiquem pelo caminho e não deixem que ninguém se perca”, disse a secretária de Educação aos novos alunos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.