quarta-feira, 8 de maio de 2013

Redução na tarifa do transporte coletivo em Ponta Grossa - PR

Foto: Divulgação
O prefeito Marcelo Rangel anunciou nesta quarta-feira que a tarifa do transporte coletivo, para todos os passageiros que utilizam a bilhetagem eletrônica, ficará R$ 0,10 mais barata já a partir deste domingo. A medida é reflexo da determinação do governador do Estado, Beto Richa, de subsidiar o transporte coletivo nas principais cidades, desonerando um dos principais itens da planilha de custos, que é o combustível. Sem o ICMS, o diesel metropolitano, usado pelos coletivos, ficou mais barato. Graças a isso, foi possível transferir essa redução para beneficiar os usuários. “O transporte coletivo deve ser tratado como prioridade. Estamos trabalhando sem parar para melhorar o sistema, reduzir os custos e tornar o transporte público mais acessível, confortável, eficiente e amplo”, registrou o prefeito. 

O anúncio foi feito durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Transporte, convocada pelo secretário de Planejamento, João Ney Marçal Júnior. De acordo com o secretário, a medida atinge diretamente a mais de 65% dos usuários do sistema, mas pode – e deve – atingir uma fatia ainda maior: “acreditamos que com essa redução sensível, o usuário habitual vai migrar para a bilhetagem eletrônica, o que é muito importante para todos: garante mais segurança para os passageiros, reduz o volume de dinheiro que circula nos ônibus, e ainda permite um controle muito mais eficiente sobre todo o funcionamento do Sistema Integrado, facilitando as ações de gerenciamento de linhas, por exemplo”.
A expectativa do governo é de que uma fatia expressiva dos usuários que ainda permanece sem adotar a bilhetagem eletrônica (ou seja, o uso de cartões recarregáveis, o que dispensa o uso de dinheiro vivo nas viagens) deve migrar para o sistema mais moderno.


O prefeito, durante o anúncio, também elogiou a postura e a disposição do governador do Estado: “o governador Beto Richa tem demonstrado claramente que compartilha da mesma preocupação nossa com o transporte público, e por isso determinou a desoneração do ICMS do óleo diesel. Já sugerimos e defendemos que também os tributos federais sejam retirados dos insumos que recaem sobre o transporte, para tornar o serviço ainda mais acessível e com tarifas ainda menores”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.