quarta-feira, 8 de maio de 2013

Segurança Alimentar é pauta entre Prefeitura e Comissão Regional

Foto: Divulgação

Empenhado em avançar nas estratégias para implantar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, recebeu em seu gabinete membros da Comissão Regional de Segurança Alimentar (CORESAN), nesta quarta-feira (8). Também participaram das discussões os secretários municipais de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, de Assistência Social, Beatriz Souza, de Educação, Esméria Saveli, de Governo, Indianara Milléo, o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Marcos Marcondes, representantes das secretarias de Saúde, Tatiana Cordeiro, de Indústria e Comércio, Patrícia Ecave, de Agricultura, Josiel Carraro, além de membros da APP Sindicato, Fiep, UEPG, Cescage, Caritas e Banco de Alimentos.

Rangel reiterou o compromisso firmado durante a campanha de constituir o CONSEA municipal. “Temos sérios problemas relacionados à segurança alimentar em Ponta Grossa e nossa intenção é de constituir o Conselho Municipal o mais breve possível para avançarmos ainda mais no combate a desnutrição”, afirma o prefeito.

Segundo Zadorosny, existe uma mobilização por parte do governo municipal e da sociedade civil organizada em torno da implantação do CONSEA em Ponta Grossa. “Está é uma discussão intersetorial. Estamos definindo o marco legal para a implantação do conselho para que a alimentação segura, adequada e saudável esteja efetivamente ao alcance de todos”, destaca Zadorosny. Através do CONSEA, conforme o secretário, será possível popularizar e sensibilizar diferentes segmentos da sociedade civil e das instituições de governo, fomentando discussões e estratégias de políticas públicas comprometidas com o enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional em Ponta Grossa.

De acordo com Maria Isabel Corrêa, da União Brasileira de Mulheres, a meta da CORESAN é formar o CONSEA em pelo menos três municípios da região. “A política de segurança alimentar é transversal, envolve diversas secretarias e diversos programas. O que o conselho faz é propor uma interlocução entre essas secretarias e esses programas para que os resultados sejam mais efetivos, para ir além do que é feito hoje”, destaca Maria Isabel. Além disso, Maria Isabel lembra que a segurança alimentar é a base da saúde preventiva. “Quando falamos em segurança alimentar tratamos também da saúde, da educação, da assistência social e da agricultura familiar”, destaca Maria Isabel.

Segundo o gerente do Banco de Alimentos, Roberto Mryczra, a cidade que possui CONSEA tem mais acesso aos programas do Ministério do Desenvolvimento Social. “O Conselho é um grande parceiro, é uma ferramenta que trabalha o controle social, propõe debates e fóruns democráticos abertos a participação popular. As sugestões levantadas nessas conferências são levadas ao conselho e do conselho para o governo, que aplica as propostas”, explica Mryczra.  

Para Lenir Monastirsky, integrante do CORESAN, a reunião foi bastante produtiva. “Esta é a primeira vez que percebemos a boa vontade do governo municipal para a implantação do CONSEA em Ponta Grossa. A saúde e o bem estar da população estão diretamente relacionados a segurança alimentar e nutricional e esse governo será um divisor de águas nessas questões”, completa Lenir.

Assim que estiver implantado, o Conselho deverá trabalhar no desenvolvimento de políticas locais, a serem implementadas a partir de iniciativas e parcerias da Municipalidade com a sociedade civil para combater a fome e a desnutrição em todas as suas instâncias, além de divulgar o conceito de segurança alimentar e nutricional e seus eixos estratégicos, viabilizar a integração e a implementação das ações desenvolvidas por seus integrantes, contribuindo para a construção da segurança alimentar e nutricional de acordo com a realidade local.
Publicado por: Patrícia Antunes SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.