quinta-feira, 4 de julho de 2013

PG sedia reunião do Conselho Estadual do Trabalho

Foto: Divulgação
Ponta Grossa sediou pela primeira vez uma reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, ontem quarta-feira (3), na unidade do SEST/SENAT. Na oportunidade, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, conduziu as discussões sobre o mercado de trabalho na região dos Campos Gerais, e contou com a participação dos secretários Municipais de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer, de Abastecimento, Sérgio Zadorosny Filho, além do chefe do escritório regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Marcos Marcondes.

Para Zadorosny, realizar a reunião do Conselho em Ponta Grossa possibilita a ampliação do diálogo tripartite sobre as dinâmicas do mercado local, fomentando e fortalecendo políticas públicas de trabalho, emprego e renda. “É uma grande conquista para Ponta Grossa sediar esse encontro e colocar as demandas locais do sistema de trabalho na pauta das entidades representativas”, afirma Zadorosny. O secretário Scheffer destacou os desafios de promover qualificação de mão de obra de desempregados e também de empregados para aproveitar o excelente momento da industrialização em Ponta Grossa.

Durante o evento, houve a apresentação do Observatório do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná, que existe para gerar conhecimento através da analise da complexidade do mundo do trabalho, propor soluções em termos de políticas públicas e programas de governo, desenvolver formas alternativas de trabalho e renda, bem como analisar e apontar sugestões no âmbito das demandas sociais. “ O Observatório é uma ferramenta de estudo, debate e de proposição de medidas para promover a modernização das relações entre capital e trabalho e a inclusão social pelo trabalho como meio de superação da pobreza”, ressalta Marcondes.

Para o secretário Luiz Claudio Romanelli, o governo ganha luz sobre a realidade no mundo do trabalho paranaense e passa a atuar de forma mais científica. “Os indicadores levantados no Paraná possibilitam a interpretação de cenários e tendências que contribuam na formulação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda. Sobretudo no âmbito da qualificação profissional, intermediação entre trabalhadores e empregadores e orientação profissional”, explica Romanelli. 
Foto: Divulgação

(Box)
Criado em 1994, o Conselho Estadual do Trabalho do Paraná é composto de forma tripartite e paritária por entidades representativas do setor patronal, poder público e dos trabalhadores. O objetivo do órgão é estabelecer diretrizes e prioridades para as políticas de trabalho, emprego e renda no Estado do Paraná, promovendo a democratização das relações de trabalho e o entendimento entre trabalhadores, empregadores e os governos. 
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa SMAB

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.