quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Educação à Bordo ensina lições sobre trânsito e cidadania para crianças


Foto: Divulgação
Começou nesta quinta-feira (5), o projeto “Educação à Bordo, coordenado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que consiste no acompanhamento de um agente de trânsito num percurso de uma van escolar juntamente com as crianças embarcadas, a partir de uma escola. No trajeto, o agente vai conversando com as crianças, explicando e exemplificando pontualmente sobre leis e segurança no trânsito, comportamentos e cidadania.
Foto: Divulgação
O projeto piloto partiu da escola Medalha Milagrosa, nas proximidades da Catedral de Ponta Grossa e, por aproximadamente uma hora, acompanhou 16 crianças, de 6 a 10 anos. As crianças foram acompanhadas pela coordenadora do projeto “Educação à Bordo”, da AMTT, Sílvia Borges, que considerou uma boa experiência positiva. “As crianças receberam o projeto muito bem”, diz a coordenadora do projeto.
Antes do início do percurso, todas as crianças receberam material educativo lúdico sobre trânsito e cidadania e tiveram as primeiras orientações. A partir daí, seguiram a viagem na van, juntamente com Sílvia. Cada situação falada anteriormente ao embarque foi presenciada durante o percurso. “As crianças prestaram muito atenção em tudo, inclusive na conduta de direção do motorista, se dava setas, por exemplo. Elas assimilaram bem todas as orientações dadas anteriormente e, o mais importante, irão levar tudo o que aprenderam para casa. Criança é o melhor fiscal de um adulto”, diz Sílvia.

Foto: Divulgação
De acordo com o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, que ajudou na distribuição do material educativo para as crianças, esta foi apenas uma experiência. A partir dos resultados do projeto piloto, a Autarquia estudará a possibilidade da implantação de uma equipe itinerante do “Educação à Bordo” em vans escolares devidamente regularizadas. “Foi uma experiência bem positiva e acredito que poderemos implantar o projeto, mas precisamos de um estudo mais amplo”, afirma Kalinoski.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.