sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Agricultura e Obras trabalham na recuperação de estradas rurais

Foto: Divulgação
As Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária e de Obras e Serviços Públicos trabalham na operação safra 2014, recuperando as estradas rurais. Os serviços foram iniciados no início do mês, começando pelas estradas do Guaragi e do Kalinoski. Os trabalhos continuam até abril, e serão feitos em todas as áreas rurais de Ponta Grossa. A recuperação das estradas está sendo feita em três frentes de trabalho, com máquinas, caminhões e trabalhadores braçais.
O trabalho de recuperação de estradas rurais é constante durante todo o ano, mas é intensificado nesta época do ano, segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto. Com o escoamento da safra de verão, a circulação de caminhões mais pesados é constante, fato que prejudica as estradas. Além disso, janeiro é o período mais chuvoso do ano, complicando o acesso na via. “Uma estrada em boas condições de tráfego é importante para ligar a área rural à urbana, facilitando o transporte dos produtos produzidos no campo”, diz Ribas Netto.
Foto: Divulgação
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes, até o momento as equipes trabalharam nos reparos necessários para melhor trafegabilidade nas estradas, como cascalhamento, abertura de bueiros, caixas de retenção de água. Na estrada do Kalinoski, os serviços foram concluídos com a abertura da saída de águas pluviais e a reabertura de microbacias para captar a água da chuva. As microbacias são pontos de escoamento da água da chuva que, constantemente, são fechados de forma incorreta. Estes pontos foram criados propositalmente para reter a água da chuva, evitando prejuízos a estrada e também a erosão.

Segundo Ribas Netto, constantemente estes pontos de escoamento são represados por barreiras construídas às margens da estrada. Esta atitude evita o correto escoamento da água. “É muito importante que se mantenham limpa as saídas de água. Por isso, a prefeitura conta com o auxílio dos proprietários de terras no entorno da estrada para que deixem a água escoar”, diz o secretário. Para evitar que a água prejudique a lavoura dos proprietários, foram feitas microbacias para a água da chuva, evitando assim a erosão.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.