sábado, 1 de fevereiro de 2014

Prefeitura incentiva agroindústria em Ipiranga

 O prefeito Roger Selski tem se empenhado a dar total apoio à agroindústria de Ipiranga-PR. A Prefeitura Municipal de Ipiranga, não tem medido esforços para assegurar a rentabilidade, qualidade de vida e segurança alimentar aos seus produtores. Por isso, na última semana, o prefeito acompanhado pelo secretário de agricultura visitou a propriedade de Ernesto Denck Filho produtor de uva do município, e também um exemplos de sucesso na agroindústria, de produção de suco de uva, vinhos e geleia colonial. “O objetivo da visita foi acompanhar um pouco dessa rotina, levantando pontos fortes e também dificuldades, a fim de buscar melhorias no setor e prestar apoio aos produtores”, explica Roger Selski.
Foto: Divulgação
 O constante incentivo aos poucos, tem despertado uma visão otimista no produtor. “Acho importante ver a prefeitura dando total estímulo para produzir sempre mais, incentivando a atividade para que tenha crescimento” diz a viticultora Vilsemara Denck.
 A área cultivada com parrerais, da família Denck é equivalente a meio alqueire, a família também é responsável por parte da sua produção na agroindústria, a outra parte vem da compra da fruta de parrerais de vizinhos . No processo de produção tudo é aproveitado, até a polpa que resta é utilizada na produção de geléia. A safra da uva aqui no Paraná costuma ser do mês de dezembro a fevereiro; para a família Denck da colheita ao produto final, rende de uma a duas semanas de trabalho. “O registro dos nossos produtos foram feitos no ano de 2013 com o apoio da prefeitura, e o nosso trabalho hoje pode ser encontrado nas prateleiras dos mercados graças ao incentivo da secretaria de agricultura, já temos clientes por todo o Estado do Paraná e Santa Catarina”, diz Denck.
Foto: Divulgação
  Em Ipiranga hoje existem 12 produtores de uva, sendo alguns da agroindústria e outros na produção de uva de mesa, somando 14 alqueires do município; e apenas um hectare de produtores de uva de mesa. Além do mercado externo, a família Denck também está inserida no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas. A expectativa da família produtora, assim como de muitas outras da região é fazer alguns investimentos e expandir a produção nos próximos anos. “Queremos buscar sempre alternativas que gerem emprego e renda, para que o produtor mantendo as famílias no campo e com qualidade de vida, pois temos um trabalho muito forte voltado para os produtores”, fala Selski.
Foto: Divulgação
Por isso também que o suco que o seu Denck faz -e que uma porcentagem vai para escola pública- não é utilizado conservante, agrotóxico nem açúcar. A expectativa da família, assim como de muitas outras da região é fazer alguns investimentos e expandir a produção nos próximos anos. “Queremos buscar sempre alternativas que gerem emprego e lucro, para que o produtor tenha um tempo maior de fazer o escoamento da produção, nosso foco principal é o nosso povo”, fala Selski.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura M. de Ipiranga

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.