segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Professores e funcionários se preparam para o ano letivo de 2014

Foto: Divulgação
Cerca de 3,5 mil pessoas, entre professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação, iniciaram nesta segunda-feira o preparo para o início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino, com a Semana de Formação Pedagógica, que segue até sexta-feira, com atividades programadas no Centro de Formação Avivamento, no Cine Teatro Ópera e na Secretaria de Educação. Durante esta semana, toda a equipe, envolvendo professores, diretores, equipe gestora das Escolas Municipais, escriturários, assistentes da Educação Infantil, serventes e merendeiras, participam das atividades programadas. O evento foi aberto com a palestra motivacional, ministrada pelo professor Roberto Stelnacki Junior.
Nesta terça-feira, os professores e funcionários assistem à palestra do pesquisador da Unicamp, professor Ezequiel Theodoro da Silva, que falará sobre Leitura, Literatura e Formação Humana, das 8h30 às 11h30, no Centro de Centro de Convenções do Avivamento (avenida dos Vereadores s/n). Theodoro da Silva é um dos sócios-fundadores da Associação de Leitura do Brasil (ALB) e coordenador do Congresso de Leitura do Brasil, que acontece todo ano e é considerado por especialistas um dos mais conceituados eventos de estudos lingüísticos do país.
Foto: Divulgação
O prefeito Marcelo Rangel e a secretária municipal de Educação, professora Esméria Savelli, deram as boas-vindas aos professores e funcionários e destacaram as novidades para a Educação, como o ensino em tempo integral, que a partir de março estará funcionando em 18 escolas municipais. A meta da Secretaria Municipal de Educação é de que em quatro anos, Ponta Grossa esteja com 50% das escolas funcionando em tempo integral. De acordo o prefeito, a opção do governo pelo modelo de educação integral – com escolas especialmente configuradas para isso – é clara e incluída no plano básico da educação para os próximos anos. “O município tem a convicção de que as escolas de tempo integral são as mais indicadas e as com resultados mais promissores”, disse Rangel.
O prefeito também destacou o investimento que está sendo feito na Educação de Ponta Grossa. Até o final do ano, Ponta Grossa contará com mais 3.840 vagas para a educação infantil, previstas em 20 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Destes, oito já estão sendo construídos: no Jardim Castanheiras, no Núcleo Pimentel, no Parque dos Pinheiros, no Jardim Canaã, no Jardim Cerejeiras, no Parque Bonsucesso, no Jardim Boreal e no Jardim Amália. Os novos CMEIs seguem o padrão de qualidade dos já implantados no município, com a infra-estrutura adequada para cada faixa etária, prevendo também a inclusão de alunos com deficiência na educação infantil. “Nós estamos investindo para que todas as crianças tenham educação de qualidade”, salientou o prefeito.
A Semana de Formação Pedagógica, além de trazer discussões importantes, mostrou também os novos uniformes da Rede Municipal de Ensino. No uniforme dos alunos, a mudança é pouca: o brasão foi substituído pela bandeira e a partir desde ano, ao invés da capa de chuva, o aluno receberá uma jaqueta de inverno. Os uniformes antigos, com o brasão estampado, poderão ser usados neste ano. A alteração maior está no uniforme dos professores. O modelo comum, de poliviscose, foi substituído por camisa pólo em Piquet. Mudam também os tons do azul. Cada professor receberá duas camisas: uma branca e uma azul marinho.
Foto: Divulgação
Programação
A Semana de Formação Pedagógica continua com a programação na quarta e sexta-feira. Na quarta-feira, estão programadas duas palestras: uma sobre Neuropsicologia, com o professor Luiz Antônio Corrêa, no Centro de Convenções de Avivamento, e outra com a professora Marilena Raupp, sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, no Cine Teatro Ópera. Na sexta-feira de manhã acontece o Seminário de Tempo Integral: Desafios de sua Implantação, no Cine Teatro Ópera, e à tarde, no Centro de Convenções do Avivamento, será ministrada a palestra com o professor Celso Vasconcelhos, especialista em planejamento, que falará sobre Projeto Político Pedagógico.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.