quinta-feira, 13 de março de 2014

ENEM 2014 – Em meio ao tempo de Copa do Mundo não perca esta oportunidade

 Rony Dreger
Em 2014, após o carnaval, vivemos a magia dos preparativos da Copa do Mundo no Brasil. Como amplamente divulgado pela mídia, que os menos de 100 dias restantes para a Copa do Mundo voem, para que juntos com a nossa seleção vivamos grandes emoções como anfitriões desse magnífico evento esportivo, capaz de atrair os holofotes de todo o mundo para o nosso país.
O jogo de abertura da copa 2014 já está marcado. No dia 12 de junho a seleção brasileira enfrentará a seleção croata na Arena Corinthians em São Paulo. Antes disso, no decorrer do mês de maio, será aberto o prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio em todo país.
O ENEM foi instituído no Brasil há 16 anos e sofreu uma profunda reformulação no ano de 2009. A sua atual matriz de referência possui 05 eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento (Dominar Linguagens (DL) / Compreender Fenômenos (CF) / Enfrentar Situações – Problema (SP) / Construir Argumentação (CA) e Elaborar Propostas (EP). Se em sua primeira edição (1998) teve uma participação pífia de cerca de 157 mil estudantes em 2013  se consolidou com mais de 7,1 milhões de inscritos.
Conforme consta no Edital 01/2013 do INEP -  ENEM 2013 as informações obtidas a partir dos resultados do Enem serão utilizadas para compor a avaliação de medição da qualidade do Ensino Médio no País; subsidiar a implementação de políticas públicas; criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio; desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira; estabelecer critérios de acesso do PARTICIPANTE a programas governamentais; constituir parâmetros para a autoavaliação do PARTICIPANTE, com vista à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.
Como educador ainda me surpreendo com a falta de informações, por parte do público jovem, quanto as excepcionais oportunidades geradas por este exame nacional.  Muitos não sabem que mediante a realização de uma única prova o candidato pode alcançar uma vaga no Ensino Superior Público (SISU); uma vaga num curso técnico com duração de 01 a 02 anos pelo (SISUTEC); pode conquistar uma bolsa de estudos integral ou parcial junto a uma Universidade / Faculdade Privada pelo sistema (PROUNI); pode obter uma linha de financiamento da sua graduação pelo (FIES), pode participar de um programa de intercâmbio em universidades do exterior pelo programa (Ciências sem Fronteiras); bem como, em circunstâncias específicas - (maior de 18 anos / sem ter concluído o ensino médio) com score superior a 450 pontos nas quatro áreas de avaliação (Ciências da Natureza / Ciências Humanas / Linguagens e Códigos e Matemática) e 500 pontos na Redação – pode solicitar a expedição do seu certificado de conclusão do ensino médio.
 Em 2013 as 59 Universidades Federais brasileiras aderiram ao ENEM. No Paraná o IFPR (Instituto Federal do Paraná) - utiliza o (SISU) para o preenchimento de 50% de suas vagas e o Enem como fase única de parte de seus cursos; a UEL (Universidade Estadual de Londrina) -  utiliza o Enem como fase única de parte de seus cursos; a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) -  utiliza o Enem como parte da nota em seu vestibular; a UFFS-PR (Universidade Federal da Fronteira Sul) - utiliza o Enem como fase única de seu vestibular; a UFPR (Universidade Federal do Paraná) -  utiliza o (SISU) para o preenchimento de 10% de suas vagas e o Enem como parte da nota de parte de seus cursos; a Unicentro - PR (Universidade Federal do Centro – Oeste) - utiliza o Enem como fase única de parte de seus cursos; a Unila (Universidade Federal da Integração Latino – Americana) - utiliza o Enem como parte da nota e fase única de parte de seus cursos e por fim, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - utiliza o (SISU) para a seleção de seus estudantes.
Torcer pelo Brasil na Copa do Mundo de 2014 certamente poderá ser considerado um privilégio, eis que a última Copa do Mundo realizada no Brasil ocorreu há 64 anos e a próxima quem sabe quando se realizará? No entanto, não podemos nos deixar contagiar por este clima de festa e comemoração a ponto de nos prejudicarmos e deixarmos de nos preparar para novas e efetivas conquistas, seja a certificação de conclusão do ensino médio, a entrada num curso técnico; a conquista da formação superior ou a participação num programa de intercâmbio no exterior. Tratam-se de conquistas reais de mudança de vida que apenas a educação de qualidade é capaz de gerar, conquistas que o ENEM 2014 reserva a você. Prepare-se, o ENEM pode mudar o jogo da sua vida.
        Rony Dreger
(advogado  e educador) 

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.