sexta-feira, 18 de abril de 2014

Expresso Mundo Melhor promove qualificação

Foto: Divulgação
O projeto Profissão Cidadão, realizado pela Oscip Gerar, contou com o reforço do Instituto Mundo Melhor. O Expresso Mundo Melhor esteve na cidade de Araucária, onde a iniciativa é realizada, Intensificando a divulgação das inscrições para cursos de qualificação profissional. Com o apoio do veículo de inclusão digital itinerante, uma unidade móvel do Projeto Profissão Cidadão circulou pela cidade para divulgar a ação entre os jovens do município. Em três dias, foram realizadas 247 inscrições.
“O impacto da iniciativa pode ser ainda maior, pois algumas pessoas deixaram para fazer as inscrições para os próximos módulos”, explica Adriana de Fátima Telma Assis, agente Social do projeto. Ela avalia a parceria como extremamente positiva. “Conseguir levar a oportunidade de qualificação profissional pra comunidade e fazer a inscrição no momento é de grande valia, pois nem sempre as pessoas têm computadores ou acesso à internet”, salienta.
De acordo com Marcio Pauliki, mantenedor do IMM, a parceria é um bom exemplo da união de forças promovida pelo trabalho em rede. “O Profissão Cidadão vem ao encontro dos nossos objetivos de capacitar jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, temos em comum a preocupação de envolver os pais dos integrantes para que toda a família seja beneficiada”, destaca.
O projeto Profissão Cidadão atende jovens de Araucária, entre 17 e 29 anos, que estão estudando ou concluíram o Ensino Médio. São disponibilizadas 360 vagas para qualificação em mecânica, mecatrônica e eletrônica básica industrial no período de dois anos. Os cursos são totalmente gratuitos e têm duração de seis meses. Além disso, os jovens serão encaminhados para concorrer às vagas existentes nas indústrias da região. As aulas iniciam em julho de 2014.
A iniciativa busca o desenvolvimento humano integral. Os cursos abordam temas como ética, responsabilidade e transparência, que estão diretamente ligados ao mundo do trabalho. Paralelamente às aulas, são realizados acompanhamento e reuniões na casa dos participantes, abordando os problemas familiares e da comunidade em geral. O Expresso Mundo Melhor esteve na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Centro, Escola Municipal Archelau Almeida Torres e participou do Evento Justiça no Bairro, no Parque Cachoeira divulgando o Projeto Cidadão e promovendo as inscrições.
Pontal do Paraná
O Expresso Mundo Melhor esteve no município de Pontal do Paraná oferecendo cursos profissionalizantes para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio e para toda a população em geral. O evento foi promovido em parceria com Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná, Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos - Departamento de Políticas Públicas Sobre Drogas, Naim Consultoria e Treinamentos e Instituto Mundo Melhor (IMM). O Expresso Mundo Melhor é o veículo de inclusão digital do IMM equipado com notebooks, televisores, impressoras e acesso à internet 3G.
O prefeito municipal, Edgar Rossi, comenta que os cursos proporcionaram aos jovens a oportunidade de planejar suas carreiras e desenvolver suas principais habilidades profissionais. “Já no início da minha campanha a prefeito, eu comentava que o nosso governo iria ser voltado para o povo. Esse evento simboliza o meu compromisso de atender e dar oportunidade aos jovens e adultos deste município. Estamos formando e educando cidadãos para que, no futuro, sejam homens de verdade que só trarão alegrias as suas famílias”, salienta.
O Expresso Mundo Melhor retornará para o município na primeira semana de junho/2014 e atenderá a população de Pontal do Sul, Shangri-la, Ipanema, Santa Terezinha, Praia de Leste e Guaraguaçu. A dinâmica dos cursos e as orientações para as inscrições em breve estarão disponíveis no site www.pontaldoparana.pr.gov.br.

Fonte: IMM

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.