sexta-feira, 11 de abril de 2014

Projeto Menarca, de Promoção à Saúde da Menina, abre inscrições para entidades de Ponta Grossa e região

Foto: Divulgação
Escolas e instituições que a atendem meninas de 11 até 15 anos de idade podem se inscrever para receber o trabalho de prevenção do Projeto Menarca em 2014. As voluntárias do projeto são alunas do colégio SEPAM do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que conversam com outras adolescentes sobre a prevenção da gravidez na adolescência e combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
O Menarca já ganhou diversas premiações internacionais, como o Prêmio de Incentivo à Prevenção de DST e AIDS e ao Uso de Drogas nas Escolas da ONU/Unesco, em 2003, e o ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) da ONU em 2005. Em 2007 foi o Campeão Brasileiro de Sustentabilidade na Olimpíada SAGE em Brasília. No mesmo ano representou o Brasil na Copa Mundial SAGE, que aconteceu na Ucrânia. Em 2011, o Projeto Menarca representou os adolescentes brasileiros na Conferência da ONU para jovens da América Latina, na cidade do México.
Nelson Canabarro, Coordenador das Atividades de Voluntariado do Colégio SEPAM, afirma que o projeto é reconhecido pela sua eficiência por ter um modo de funcionamento diferente “É uma oportunidade que meninas da mesma idade têm de conversar sobre sexualidade e também aprender um pouco”.
Nos 12 anos de trabalho o grupo atingiu a marca de 24 mil meninas participantes das conversas. Cerca de 80 voluntárias já contribuíram para o projeto. Julia Acras tem 14 anos e há dois participa do Menarca. Para ela o principal mérito do programa é oferecer a oportunidade de conhecer pessoas da mesma idade em quem elas possam confiar para contar seus problemas mais íntimos. “Muitas das meninas que a gente conhece nas escolas têm vergonha de falar sobre sexualidade com a mãe ou até com as amigas. A liberdade com que a gente fala gera uma confiança muito forte e nós acabamos sendo as únicas pessoas com quem elas podem conversar sobre isso ou simplesmente tirar algumas dúvidas.”

Em 2014 as visitas semanais iniciam na segunda quinzena de abril. Até lá, as alunas voluntárias receberão treinamento para fazer o trabalho. As entidades e escolas que quiserem a visita do Projeto Menarca devem mandar um e-mail para ncanabarro@yahoo.com.br ou ligar no Colégio SEPAM, pelo número (42) 3225 2677, e falar com o professor Nelson Canabarro. As visitas do projeto são gratuitas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Colégio SEPAM

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.