quinta-feira, 1 de maio de 2014

ACIPG Estágios recebe Aliel Machado

Foto: Divulgação
Cerca de 100 adolescentes participaram do encontro do ACIPG Estágios na última terça-feira (29). O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Aliel Machado, falou sobre ‘Políticas públicas para a juventude’. O programa ACIPG Estágios é desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com o objetivo de encaminhar estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior para o mercado de trabalho através do estágio. O Instituto Mundo Melhor realiza capacitações presenciais e à distância que contribuem para a qualificação profissional dos jovens. Aproximadamente, cinco mil estudantes e 210 empresas estão cadastrados.
O vereador Aliel Machado contou um pouco da sua história pessoal e de sua trajetória política. “A participação política efetiva dos jovens é importantíssima. É através dela que conseguimos fazer com que algumas transformações e mudanças necessárias aconteçam”, afirma. Ele também avaliou o atual cenário político no município e no país. “O jovem não é mais dominado na política, agora ele domina. Os líderes não são mais as lideranças por natureza. Eles surgem em consequência do próprio jovem que escolhe os seus líderes e representantes pelas atitudes que eles tomam durante a sua vida, os políticos principalmente”, enfatiza.
Os adolescentes também ouviram dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e como preparar um currículo. A pedagoga do IMM, Érica Lemes, comentou a importância de escolher a roupa adequada, pesquisar a empresa e treinar em casa algumas perguntas que normalmente são feitas pelos avaliadores. “É importante que o adolescente responda com segurança e tranquilidade, mas sem inventar um personagem”, destaca. Entre as dicas repassadas aos jovens, Érica sugeriu a impressão do currículo em um papel um pouco mais grosso para que ele pare na mão do empregador que estiver folheando o maço de currículos recebido pela empresa. “São dicas simples e que podem fazer com que o estagiário se sobressaia. As empresas buscam jovens pró-ativos, com bom relacionamento interpessoal e que vão em busca do que eles querem. Os adolescentes são vistos como pedras brutas que serão lapidados pela empresa”, frisa.
A assistente social do IMM, Fernanda Matos, deixou à disposição dos adolescentes o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da entidade. São mais de 90 opções de cursos on-line com duração entre quatro e oito áreas na área de educação, saúde, bem-estar, informática, línguas estrangeiras, administração e empreendedorismo. “Alguns cursos são especialmente voltados para a capacitação e aprimoramento daqueles que estão ingressando numa empresa e preparação do jovem para o mundo do trabalho”, assinala. Os cursos são oferecidos em parceria com a Woli Consultoria.
O ACIPG Estágios está baseado na Lei de Estágio 11.788/2008. Os jovens trabalham, no máximo, seis horas diárias. A jornada reduzida permite que eles estudem e, uma vez por mês, participem dos treinamentos oferecidos pelo IMM. O contrato de estagiário tem duração de um ano e pode ser prorrogado por mais um período.
Serviço

Para cadastrar a sua empresa entre em contato com a ACIPG através do telefone 3220-7200 ou na Rua Comendador Miró, número 860.

Fonte: Assessoria de comunicação IMM

Mais visitadas da semana

Mais visitadas

© Copyright 2024 - Leandro Soares Machado - Todos os direitos reservados.